Por Que Meu Site Não Gera Resultados?

Por que meu site não gera resultados? Por que meu site não aparece no Google? Essas são perguntas frequentes entre pequenos e até grandes empresários no Brasil.

São diversos os motivos que podem levar seu site a não trazer resultados e nesse artigo vamos te ajudar a identificar esses problemas.


O que é um site?

Existem muitas definições técnicas para definir o que é um site, mas para simplificar, imagine seu site como a representação digital do seu estabelecimento físico. 

Partindo desse princípio, podemos pensar que, você não gostaria de receber um cliente na sua empresa toda desorganizada, suja e cheirando mal, né?

Considerando que, o site é uma representação digital da sua empresa, você também não pode receber um cliente no seu site se ele estiver feio, lento e mal organizado.

Se você produzir seu site com esse conceito em mente, você já vai evitar metade dos problemas mais comuns nos sites da internet.

Quais são os principais tipos de sites?

Para saber como produzir um bom site, precisamos entender quais os tipos de sites e quais são os objetivos de cada tipo de estrutura. 

  • Institucional: o site institucional é como um informativo da sua empresa, ele por natureza tem uma estrutura maior que outros tipos de sites.

    Através do site institucional, você tem o dever de descrever sua empresa, seus serviços e seus processos.

    Você também pode trabalhar seu branding, falando da marca da sua empresa, seus valores, missões, etc.

  • Blog: o blog é o espaço da sua empresa para produzir conteúdo, ensinar, contar histórias e agregar ao seu público-alvo.

    O blog deve ter atualizações frequentes, você precisa manter uma constância nas postagens para que seus clientes estejam sempre se alimentando.

    O objetivo principal do blog é gerar conexão com seu público e ativar o gatilho da reciprocidade

  • Landing page: a landing page é uma página de alta conversão, um site de página única onde todos os elementos têm o objetivo de levar o cliente à conversão.

    Geralmente uma landing page apresenta apenas um produto ou apenas um serviço, é uma página muito focada em um único objeto, para não tirar o foco do cliente.

    Nós temos um artigo falando apenas de landing pages e quais as suas principais funções, acesse aqui.

  • E-commerce: um e-commerce é basicamente uma loja virtual, que conta com vendas online, sem sair de casa.

    É um dos tipos mais comuns de sites e um dos que mais gera resultados na internet, por se tratar de vendas diretas.

Mas vamos ao que interessa, quais problemas impedem meu site de gerar resultados?

Lentidão

A velocidade de carregamento do seu site é o ponto que mais merece atenção, a lentidão é um dos se não o principal problema em sites da internet.

Uma pesquisa realizada pela Profissional de E-commerce, mostra que 64% dos usuários desistem de acessar seu site quando há demora no carregamento.

Para melhorar o carregamento do seu site, se atente muito na escolha do servidor, evite servidores compartilhados.

Layout

O layout do seu site é muito importante, você precisa ter uma estrutura lógica que cumpra o objetivo da empresa.

Vamos usar um exemplo prático, uma seção de contato, por exemplo, não pode vir antes de uma seção de vantagens, pois se a pessoa ainda não conhece as vantagens, por que entraria em contato?

Funcionalidades

Aquela famosa frase “menos é mais” não faz tanto sentido em outras áreas quanto no desenvolvimento de sites.

Algumas empresas querem adicionar milhares de funções em seus sites, botão aqui, vídeo ali, menu acolá.

Funcionalidades em excesso podem tirar o foco da página, mantenha só o necessário para converter ou informar seu cliente.

Design

A aparência de um site é o primeiro ponto de contato com o cliente, é o primeiro elemento que vai chamar atenção.

Alguns erros são muito comuns aqui, como mal uso das cores, falta de identidade visual, uso de muitas famílias tipográficas.

O design do seu site precisa seguir um padrão e ser extremamente funcional, aposte no básico e veja a mágica acontecer.

Imagens

O mau uso ou a má escolha de imagens podem ser grandes inimigos do seu site.

As imagens são também um tipo de linguagem e precisam transmitir alguma mensagem ou informação.

Não use imagens pesadas que possam influenciar negativamente no carregamento do seu site.

Falta de contato

O objetivo final de quase todos os sites, é levar o potencial cliente a entrar em contato com você.

Até mesmo em e-commerces, a presença das formas de contato é essencial para passar segurança e socorrer em possíveis problemas nas compras ou com os produtos.

Falta de atualizações

Nós sabemos que o mercado digital está em evolução constante, a cada dia surgem novas tecnologias e outras ficam ultrapassadas.

Por esse motivo, é fundamental que você mantenha seu site atualizado de acordo com as tendências atuais.

Responsividade

Uma pesquisa da Mobile Time mostra que ainda em 2021, 58% das pessoas realizavam pesquisas na internet exclusivamente pelo celular.

E algo muito comum e recorrente é vermos sites que não são otimizados para o meio mobile, sites que não apresentam responsividade.

Seu site precisa se adequar aos principais tamanhos de telas e diferentes navegadores da internet.

Segurança

Com esse aumento do uso da internet nos últimos anos, vem crescendo muito o número de ataques virtuais no Brasil.

Diariamente pessoas perdem contas, tem senhas roubadas ou cartões clonados e isso preocupa os usuários em geral.

Invista em ações e soluções que garantam a proteção dos dados dos seus clientes ao navegarem em seu site.

Copy e linguagem

Muitos sites na internet pecam ao tentar se comunicar com seus clientes, utilizando a linguagem errada e não investindo em boas copys.

Quando você produz os textos do seu site, tem que ter em mente seu público-alvo, não faz sentido usar linguagens formais demais com públicos mais jovens.

Ou utilizar gírias e linguagem informal em excesso com públicos um pouco mais velhos.

Aposte também no uso inteligente e moderado de gatilhos mentais na sua copy, eles são poderosos e podem fazer a diferença no seu site.

Você percebeu algum desses erros no site? Corrija o mais rápido possível e você verá a diferença nos seus resultados, se esse artigo ajudou sua empresa de alguma forma, compartilhe com um amigo empresário precisa melhorar o site também.

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