O que é Customer Experience e como Aplicar na sua Empresa

Muitos empresários não sabem o que é Customer Experience ou Experiência do Cliente e como aplicar na sua empresa. E é desse ponto que vamos começar. Esse conceito vem tomando bastante visibilidade ultimamente, principalmente agora que cada cliente pesa ainda mais para o seu negócio. Os consumidores já são uma se não a parte mais essencial de qualquer empresa e só um bom atendimento não é mais o suficiente para agradar e encantar um cliente. E é nessa hora que a Experiência do Cliente entra em jogo.

Porém esse detalhe tem sido um desafio e tanto para muitas empresas, em especial aquelas que trabalham com diversos canais de abordagem e enfrentam dificuldades para encontrar e aplicar uma estratégia assertiva que atenda bem todas as plataformas frequentadas. Não importa qual o caso de necessidade da sua empresa, o Customer Experience não pode ser deixado de lado, deve ser uma das prioridades de qualquer negócio.

Customer Experience: O que realmente é?

Customer Experience

Customer Experience, ou Experiência do Cliente (em português) pode ser definido como a percepção e impressão que os clientes têm da sua empresa após interagir com ela. Do ponto de vista da empresa, é a imagem que ela passa para seus clientes durante todo o processo de atendimento ou interação como um todo, e isso inclui o período de antes, durante e depois de uma conversão de fato, ou seja, é todo o contato de um cliente com a sua empresa, seja o seu atendimento passivo ou ativo.

Certo, e como diferenciar Atendimento ao Cliente de Experiência do Cliente?

Atendimento ao Cliente, como o próprio nome já diz, é específico sobre a etapa de atendimento durante o processo de compra de um serviço ou produto, como quando a empresa entra em contato com o cliente e vice-versa.

E já a Experiência do Cliente abrange e envolve todas as etapas da jornada, desde o momento que é atingido por um anúncio ou quando pesquisa sobre sua marca, navega pelo site e interage com o produto ou serviço, até a finalização da compra. E inclusive após isso, como um atendimento de suporte, acompanhamento pós-compra, por exemplo.

Como melhorar a Experiência do meu Cliente?

Não é mais segredo que a Experiência do Cliente é um diferencial muito importante para qualquer empresa que deseja se destacar de verdade em seu nicho de atuação, já que os clientes estão cada vez mais exigentes e apenas um bom atendimento não os satisfaz completamente. Lembre-se que toda e qualquer interação de clientes com a sua empresa, vai deixar uma impressão. E cabe a você e sua equipe garantir que seja uma impressão positiva. Sabemos que existem múltiplos fatores que interferem nisso, e algumas vezes até fatores externos que a sua empresa não tem controle, mas casos assim também são oportunidades de transformar a Experiência do Cliente algo satisfatório.

Para isso, existem três pilares principais que devem ser seguidos para que tudo corra bem e são eles: Esforço, Emocional e Sucesso.

  • Esforço: Referente ao Customer Experience, o esforço citado é exatamente a ausência dele da parte do cliente. A parte da sua empresa neste pilar é reduzir o esforço do cliente durante todo o processo de interação com a empresa. Por exemplo: Atendimento direto, comunicação clara e acessível, site de fácil navegação, processos simplificados e o mínimo de burocracia possível. Quanto mais fácil pro seu cliente chegar até a compra, melhor!
  • Emocional: Crie laços com seus clientes. Faça com que eles se sintam especiais, até porque eles são. Coloque as dores do seu cliente em primeiro lugar e procure sempre solucionar da melhor forma possível e o quanto antes. Assim o cliente vai se sentir uma prioridade e ter conhecimento de que é uma experiência dedicada a ele. E com isso, ele pode acabar se tornando um cliente fiel e até um divulgador da sua empresa, indicando para conhecidos e outras pessoas.
  • Sucesso: Resolva o problema do seu cliente. Faça de tudo para que ele tenha seus objetivos atingidos ao decorrer da interação com a empresa. E isso toca em tudo que já passamos, desde a facilidade de chegar até quem vai resolver o problema, o processo de solução e a finalização do atendimento. Executar este pilar com excelência é o que garante o seu sucesso, já que está diretamente ligado com o sucesso do seu cliente.

E agora pra finalizar, vamos resumir em 5 dicas de como aplicar a Experiência do Cliente à favor do seu negócio

Entenda quem é de fato o seu cliente

Uma experiência incrível implica diretamente em fazer com que cada cliente se sinta verdadeiramente especial. E para isso, é muito importante conhecer o seu cliente e adaptar-se a cada novo atendimento. É essencial ter todo esse conhecimento sobre seus clientes para trabalhar com estratégias personalizadas visando o Customer Experience.

Reforce a criação de laços

Assim como citamos anteriormente, toda ação que sua empresa tomar no sentido de realizar um atendimento pré ou pós-venda extraordinário, o seu foco deve ser não apenas um cliente satisfeito, mas sim um cliente fiel que futuramente vai procurar a sua empresa para efetuar novas compras. É criando um laço com seu cliente que diferencia a grandeza de um atendimento verdadeiramente excepcional.

Esteja pronto e disposto para atender da melhor forma sempre

A Experiência do Cliente não está apenas no atendimento, mas caso esse ponto falhe, o restante da jornada pode falhar junto. Então aprimore sua equipe para ter sempre um atendimento eficiente, rápido e multicanal. Seu cliente está no WhatsApp? Atenda-o lá. Seu cliente prefere atendimentos por telefone para uma comunicação mais fluida? Ligue para ele. Atenda seu cliente onde ele está, e não onde sua empresa atende. Lembre-se de reduzir o esforço do cliente para chegar até sua empresa.

Crie e cultive uma cultura na sua empresa

Ofereça um atendimento offline tão bom quanto seu atendimento online. Estabeleça um padrão de excelência e mantenha toda a sua equipe nesse padrão. Treinamentos internos são excelentes para alinhar pontos de atendimento e alinhamentos de objetivos. Assim todos agem da mesma forma e carregam a cultura da empresa adiante.

Ofereça a melhor experiência pós-venda

É muito importante não esquecer do seu cliente após concluir uma negociação. Mostre que ele não foi apenas mais um fechamento, faça um acompanhamento do serviço ou produto vendido. Assim o cliente também lembrará de você e pode voltar a solicitar os serviços da sua empresa ou comprar novamente seus produtos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Comentários

Preencha os dados abaixo para
fala com um consultor