Como Aparecer nas Primeiras Posições do Google

Como Aparecer nas Primeiras Posições do Google? Nos últimos anos o número de anunciantes no Google cresce cada vez mais, os empreendedores estão finalmente entendendo a importância dos anúncios no sucesso da empresa.

Esse aumento de anunciantes, aumenta em muito a competição, são muitas empresas brigando pela primeira posição no Google.

Com isso, quem deseja se destacar no Google precisa de muitos diferenciais para ter sucesso, dentre eles um dos importantes é: aparecer nas primeiras posições do Google.

Sabendo dessa necessidade e da dificuldade dessa tarefa, hoje vamos elencar algumas dicas e te ensinar como aparecer nas primeiras posições do Google de uma vez por todas.

primeiras posições google ads

Para você entender um pouco melhor, os anúncios de pesquisa do Google funcionam da seguinte maneira: 

Quando você anuncia na rede de pesquisa do Google, o anúncio pode ser exibido perto dos resultados de pesquisa quando alguém procura termos relacionados a uma das suas palavras-chave.

Na parte superior da página são exibidos 4 anunciantes, porém, depois vem os resultados orgânicos e lá embaixo, na parte inferior, podem ser exibidos até 4 anunciantes também.

A grande dificuldade de alguns anunciantes é ficar entre os 4 anunciantes da parte superior da página e ter um destaque entre os demais.

Como saber em quais posições estou aparecendo?

O Google disponibiliza alguns dados sobre o posicionamento dos seus anúncios, basta acessar o menu “informações do leilão”.

painel google ads

Aqui nesse painel, existem duas métricas que você precisa ficar de olho: 

  • Taxa da parte superior da página: é a frequência com que seu anúncio (ou o anúncio de outro anunciante, dependendo de qual linha você está visualizando) foi exibido na parte superior da página nos resultados da pesquisa.
  • Taxa da 1ª posição na página: A taxa de impressões na primeira posição da rede de pesquisa é a porcentagem de impressões exibidas como o primeiro anúncio acima dos resultados da pesquisa orgânica. Use essa métrica para ver se as alterações no desempenho ocorrem devido a mudanças na localização do seu anúncio
informações de leilão google ads

Como aparecer nas primeiras posições do google

O Google decide quais anúncios serão exibidos e como eles serão posicionados por meio do leilão de anúncios.

O Google Ads calcula a classificação de cada anúncio do leilão, que determina a posição dos seus anúncios e define se eles estão qualificados para exibição.

Em termos gerais, o anúncio com a melhor classificação é exibido na primeira posição, aquele com a segunda classificação mais alta aparece na segunda posição e assim por diante, presumindo que eles atinjam o limite mínimo correspondente.


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Existem 6 fatores usados para calcular a classificação do seu anúncio:

  1. Seu lance: quando você define seu lance, você define qual o valor máximo que aceita pagar por um clique em seu anúncio.
  1. Qualidade dos anúncios e do site: o Google analisa seu anúncio e a relevância dele para o usuário no momento da pesquisa, além disso, também avalia seu site, sua página de destino, se ele tem concordância com os anúncios e se agrega algo ao consumidor, avalia a rapidez do site, facilidade de navegação, entre outros fatores.
  1. Classificação mínima do anúncio: o Google define os valores mínimos que um anúncio precisa atingir para garantir publicidade de alta qualidade.
  1. Concorrência do leilão: se dois anúncios concorrendo pela mesma posição tiverem classificações similares, ambos terão oportunidades semelhantes de ganhar essa posição.

    À medida que a diferença na classificação entre eles aumentar, o anúncio com melhor classificação terá mais chances de vencer, mas talvez pague um custo por clique maior pela mesma razão.
  1. Contexto da pesquisa: o contexto é importante no leilão de anúncios. Ao calcular a classificação do anúncio, consideramos vários fatores: os termos de pesquisa que a pessoa inseriu, a localização geográfica dela no momento da pesquisa, o tipo de dispositivo usado, etc.
  2. Estimativa do impacto das extensões e de outros formatos de anúncio: ao criar um anúncio, você tem a opção de adicionar outras informações a ele, como um número de telefone ou mais links para páginas específicas do seu site.

    São as chamadas extensões de anúncio. O Google Ads faz uma estimativa de como as extensões e outros formatos usados afetam o desempenho do anúncio

Exemplo

Veja um exemplo simplificado de como funciona a classificação do anúncio. Ela não considera todos os fatores mencionados acima, mas tem como objetivo fornecer uma visão geral ampla dos algoritmos do Google:

Imagine que cinco anunciantes estejam concorrendo por, no máximo, quatro posições de anúncio acima dos resultados da pesquisa na página do Google. Suponha que a classificação dos anúncios de cada anunciante seja 80, 50, 30, 10 e 5.

Se a classificação mínima necessária para que o anúncio seja exibido acima dos resultados da pesquisa for 40, apenas os dois primeiros anunciantes (com classificações de 80 e 50) poderão exibir anúncios acima dos resultados.

Se a classificação mínima para que o anúncio seja exibido abaixo dos resultados da pesquisa for 8, dois dos três anunciantes restantes (aqueles com classificações de 30 e 10) terão os anúncios exibidos abaixo dos resultados. O anunciante com classificação 5 não atingiu o valor mínimo e, assim, o anúncio não será exibido.

Com base nas métricas da parte superior e da primeira posição, o anunciante com classificação 80 (primeira posição acima dos resultados) terá 1 impressão contabilizada para a parte superior e a primeira posição, o anunciante com classificação 50 (segunda posição acima dos resultados de pesquisa) terá 1 impressão para a primeira posição, e o anunciante com classificação 30 (primeira posição abaixo dos resultados) não terá impressões para a parte superior e primeira posição, assim como o anunciante com classificação 10 (segunda posição abaixo dos resultados de pesquisa).

Tabela

Classificação do AnúncioImpr. Primeira PosiçãoImpr. na Parte Superior% de impr. (1ª Posição)% de impr. (Parte sup.)
Anunciante A8011100%100%
Anunciante B50010%100%
Anunciante C30000%0%
Anunciante D10000%0%

Para melhorar sua parcela de impressões na parte superior e na primeira posição da página de resultados de pesquisa, você pode:

  • melhorar a qualidade dos anúncios e a experiência na página de destino;
  • aumentar seu lance.

Sempre que alguém faz uma pesquisa e aciona um anúncio que concorre em um leilão, nós calculamos a classificação desse anúncio.

Esse cálculo considera seu lance, a relevância do anúncio, a experiência na página de destino e a CTR esperada no momento do leilão, além de outros fatores. Para determinar os componentes de qualidade do momento do leilão, analisamos vários fatores diferentes.

Ao aprimorar os fatores a seguir, você ajuda a melhorar os componentes de qualidade da classificação do anúncio:

Mais qualidade gera melhor classificação do anúncio

  • Taxa de cliques esperada do anúncio: é composta, em parte, pelo histórico de cliques e impressões do anúncio (de acordo com fatores como a posição, extensões e outros formatos que possam ter afetado a visibilidade de um anúncio em que alguém clicou anteriormente).
  • Relevância do anúncio para a pesquisa: o nível de relevância do texto do anúncio para a pesquisa de um usuário.
  • Qualidade da sua página de destino: qual é o grau de relevância, transparência e facilidade de navegação da sua página.

Caso queira ler mais sobre esse assunto, acesse o suporte do Google e leia o artigo completo.

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