Como Analisar Seus Concorrentes em Apenas 3 Passos Simples!

Como analisar meus concorrentes? Sabemos que não existe produto, serviço, nicho ou ideia que alguém no mundo ainda não tenha pensado, não é mesmo?

Isso quer dizer que independente do mercado em que sua empresa atua, eu sei que você tem alguns ou muitos concorrentes.

Uma das maiores dúvidas dos pequenos e médios empresários é exatamente essa: “como estudar minha concorrência?”.

Por isso hoje, separamos 3 dicas matadoras e essenciais para você estudar sua concorrência com mais efetividade e obter resultados reais com isso.

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Antes de começar, tenho que desfazer uma crença comum que muito provavelmente você ainda acredita: nem todo mundo que vende o mesmo produto ou serviço que você, é seu concorrente.

Para identificar seus concorrentes, você precisa conhecer melhor a sua empresa.

Identifique seu público-alvo, sua abrangência territorial, seu preço e sua capacidade de atendimento.

Como identificar seus concorrentes

O primeiro passo para identificar seus concorrentes e basicamente olhar ao seu redor, quase que literalmente, no âmbito local mesmo, tenho certeza que você achará empresas iguais ou semelhantes.

Outra forma, é perguntando ou observando quem os seus clientes procuram, e frequentam além de você.

Por último, faça uma pesquisa no Google, e utilize palavras-chave com a seguinte configuração: nome do serviço ou produto + local (cidade ou bairro).

Quais os tipos de concorrência

  • Concorrentes diretos: os concorrentes diretos são os mais fáceis de reconhecer, vendem o mesmo produto ou serviço que você, tem preços parecidos e geralmente atua na mesma região.
  • Concorrência indireta: são concorrentes que vendem o mesmo produto ou serviço que você, e atuam em outros mercados ou atendem um público-alvo diferente do seu.
  • Concorrência de substituição: a concorrência de substituição é um pouco mais rara, mas acontece quando o seu concorrente tem um produto ou serviço diferente do seu, mas que atende as mesmas necessidades e público-alvo.

3 dicas para você analisar a concorrência

  1. Teste o produto do seu concorrente: a melhor forma de analisar com eficácia o seu concorrente, é testando você mesmo o produto ou serviço dele.

    Caso seja inviável, tente conversar com o máximo de pessoas que já compraram dele e avalie suas experiências.
  2. Coloque tudo na balança: depois de usar ou conhecer o produto, ou serviço do seu cliente, você precisa colocar na balança todas as suas vantagens e benefícios, junto com as desvantagens e depois comparar com o concorrente.

    Caso você não tenha muitas vantagens, é algo a se preocupar.
  3. Fale com seus concorrentes: pode parecer loucura, mas converse com seus concorrentes! Nem sempre as empresas são inimigas mortais, às vezes até cooperam.

    Conhecendo seus concorrentes pessoalmente você pode até estabelecer networking e beneficiar sua empresa, e até reunir informações melhores sobre a empresa dele.

Uma dica bônus, é que você não se limite apenas aos seus concorrentes locais.

Existem milhares de players que investem pesado no mundo virtual, seja com produção de conteúdo, com social media, com tráfego pago.

É quase impossível que não tenha ninguém no seu nicho, que ainda não tenha apostado no mercado digital.

Para te ajudar nessa análise dos seus concorrentes no mundo online, vou listar algumas ferramentas que podem te ajudar no processo.

  1. Google Trends
  2. Planejador de palavras-chave do Google
  3. WooRank
  4. SEMrush
  5. Ubersuggest
  6. SimilarWeb

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