O que é um analista de redes sociais? – Saiba tudo sobre esse profissional!

Com o crescimento acelerado das mídias sociais, o analista de redes sociais tem ganhado espaço no mercado. Você pode nunca ter ouvido falar, afinal, trata-se de uma profissão bem recente. No entanto, esse tipo de profissional tem se tornado fundamental para agências digitais e para execução de estratégias de mídias.

As mídias sociais são o futuro e sua estratégia precisa estar alinhada com esse novo tipo de ferramenta. Para isso, você irá precisar da ajuda de um analista de redes sociais. Ele é quem irá conseguir te direcionar no caminho das boas práticas.

Sabemos que essa nova profissão ainda gera muitas dúvidas e questionamentos. Por isso, para ajudar você que é empreendedor e deseja contratar um serviço ou, então, para você que está querendo contratar esse tipo de profissional para sua empresa, preparamos esse conteúdo!

Nele, você irá aprender o que é analista de redes sociais, quais são as suas funções e como ele pode contribuir para a execução de seu planejamento de mídias.

Venha com a gente!

analista de redes sociais

Qual a função de um analista de redes sociais?

O analista de redes sociais é o profissional responsável por planejar e executar suas estratégias nessas plataformas.

Se você for contratar esse profissional para sua empresa ou agência, será ele quem dará o suporte nesse segmento aos seus clientes.

É muito importante a valorização desse profissional, afinal, ele é o grande responsável pelo posicionamento e pelo monitoramento de sua marca nas diferentes redes sociais que existem.

Com o aumento da demanda por parte dos usuários de redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, entre outras. Se fez necessário um profissional que tem uma especialização focada na prestação desse tipo de serviço.

O analista de redes sociais, também é conhecido como social media. E precisa estar alinhado com as necessidades presentes nas redes sociais, como:

  • Planejamento de estratégia;
  • Geração de conteúdo para as plataformas;
  • Atendimento 2.0;
  • Análise de resultados;
  • Anúncios;

E demais funções que as redes sociais irão exigir.

Talvez, você ainda tenha dúvidas sobre cada uma dessas funções que são atribuídas à um analista de redes sociais. Então, vamos te explicar um pouco mais sobre cada uma delas, até para que você possa acompanhar a execução de suas solicitações.

Confira!

Como um analista de redes sociais poderá me ajudar?

Entenda que o analista de redes sociais será o responsável por manter a imagem da sua marca sempre em dia nas mídias que você desejar trabalhar.

Logo, será esse profissional o responsável por executar a gestão de perfis do Facebook, gerenciar anúncios, criar conteúdo que engaje, fazer o atendimento e te entregar relatórios de métricas.

Para tal, ele precisará do seu suporte, até para entender quais são os objetivos e o que ele poderá fazer para contribuir para que os trabalhos fluam.

Para cada área de conhecimento, suas diretrizes se fazem necessárias.

Gestão e criação de conteúdo

Um analista de redes sociais precisa ser criativo ao ponto de gerar conteúdos que cativem seu público alvo. Ele precisará dar sugestões de produção de conteúdo e de imagens para serem postados em suas redes.

É importante salientar que alguns profissionais executam pessoalmente esse tipo de criação. Mas isso irá depender do acordo firmado entre ambas as partes no início do contrato ou da prestação de serviço.

Se você optar pela execução das atividades ou apenas pela indicação, é muito importante que o profissional tenha a expertise necessária para ser original e ao mesmo tempo, engajar.

Assuntos que estão em alta sempre chama a atenção do público alvo nessas plataformas.

Atendimento personalizado

Um profissional analista de redes sociais, além de sugerir pautas de conteúdo, precisa estar atento ao monitoramento e ao atendimento dessas ferramentas. Grandes marcas que têm uma alta demanda de atendimento, preferem contratar um profissional focado para essa área.

Já em negócios que estão começando, o analista de redes sociais pode também desenvolver o relacionamento com o cliente sem qualquer ônus. Afinal, ele está preparado para o desempenho da função.

É muito importante que esse profissional saiba que nenhum tipo de interação deve ficar sem retorno. Pois isso cria um vínculo entre cliente e marca que faz a diferença!

Análise de resultados

Como o planejamento de estratégia de mídias sociais é feito pelo analista de redes sociais, é dele a função de acompanhamento para ver se tudo está fluindo bem ou se algo precisa ser ajustado.

Quando uma crise surge, ele é o responsável por ter um plano B no gatilho, para que o problema não tome proporções ainda maiores. Se ela não for controlada rapidamente, pode causar prejuízos muito grandes à imagem da marca.

Os resultados também mostrarão se o planejamento está agradando ou se é necessário fazer novos testes.

Onde encontrar um bom analista de redes sociais?

A profissão de analista de redes sociais tem ganhado, cada vez mais, espaço no mercado de trabalho. Sendo assim, você pode escolher a contratação de profissionais que prestam esse tipo de serviço. Ou então, optar por uma agência especializada.

Nós, aqui da Blueberry, temos em nossa equipe analistas de redes sociais especialistas em diferentes tipos de mídia. Certamente, eles podem te ajudar a melhorar a imagem de sua marca nas redes sociais, ganhar mais autoridade e manter uma presença digital impecável.

Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar você.

Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Comentários