Estratégias para aumentar as vendas de fim de ano

Depois da Black Friday, toda a atenção fica voltada para as vendas de fim de ano que começam a acontecer a todo o vapor. Isso porque, é um dos melhores momentos do ano para o setor varejista, afinal quem é que não tem um presentinho para comprar? Seja para dar aos filhos, aos familiares ou no amigo secreto?

É inegável! Se você trabalha com vendas online e está procurando um bom motivo para acelerar suas estratégias de publicidade, esse momento está preste a acontecer, que são as semanas que antecedem o Natal e o Ano novo.

A confederação do lojista aponta que no mês de dezembro, a procura por produtos costuma crescer de 10% á 15%, independe da crise econômica no Brasil. Isso porque, o comportamento de consumo já mudou e atualmente, presentes com tickets mais baixos acabam sendo mais procurados.

Outro ponto, o consumidor aprendeu a procurar mais e avaliar as melhores oportunidades, descontos e promoções, então as lojas que conseguem se destacar nesses pontos acabam conquistando um maior número de clientes e com isso, tem um aumento de vendas mais considerável.

A Blueberry sabe da importância de período, pois trabalha com várias marcas que criam estratégias focadas no aumento de vendas dessas semanas e por isso, resolveu dar algumas dicas que irão te ajudar aumentar as vendas de fim de ano.

Anote tudo!

 

Dica 1 – Facilite o ato da compra nas nendas de fim de ano

Nesse período a quantidade de compras que são feitas por impulso é algo impressionante, tudo isso porque o ambiente de compra é tão simplificado e facilitado que o comprador não pensa duas vezes no momento de colocar os seus dados bancários.

Na facilidade de compra temos várias abordagens diferentes, a primeira delas, como já dito acima, é tornar o ambiente muito simples para que a compra possa ser feita sem grandes problemas.

Evite páginas intermináveis para preenchimento e sempre coloque uma indicação de avanço para que o usuário possa verificar em que etapa do processo está, isso ajuda a mostrar que já está finalizando.

Outro ponto é sobre os valores. Você sabe bem que essa época do ano a concorrência é acirrada, pois muitas marcas e empresas investem pesado em publicidade para chamar a atenção e gerar conversão, não é mesmo?

Pois bem, você terá que mostrar o seu diferencial quanto a isso, procurando sempre trabalhar o melhor preço do mercado. Só tome cuidado para não colocar um valor tão baixo que acabe dando mais prejuízo do que lucro. Na realidade, você precisa ser coerente, verificar a sua margem de lucro e oferecer opções de desconto para pagamento a vista ou até mesmo o parcelamento em mais parcelas, isso já lhe ajudará a dar uma maior facilidade nas vendas.

 

Dica 2 – Produtos atrativos

Por mais que seja um produto comum e usual, você precisa fazer uma apresentação tão espetacular e especial que desperte o desejo de aquisição em qualquer pessoa.

A forma que você fará isso fica por sua conta, o importante é que você destaque tudo o que há de melhor.

Para lojas físicas, montar uma vitrine bonita e bem trabalhada é uma opção para chamar a atenção de quem passa em frente à sua loja. Agora, se você tem um negócio online, aposte na qualidade da informação, com fotos de alta qualidade, tirada de todos os lados, mostrando todos os detalhes que o produto possa ter.

A descrição do produto também é bastante importante. Por mais que muitos consumidores não cheguem a ler, outros querem saber de cada detalhe, então você precisa estar preparado para atender todas as necessidades.

 

Dica 3 – Ofereça novidades do seu setor

Um cliente fica muito motivado quando descobre que você já tem em seu catálogo de produtos as últimas novidades do segmento, pois ele já confiança em você, já é acostumado a comprar de sua marca, então quando você apresenta um produto lançamento, a vontade de comprar aumenta mais ainda.

Para turbinar, ainda mais, as suas vendas desses tipo de produto, prepare um lançamento, aguçando o desejo de compra muito antes da abertura dos carrinhos.

Utilize gatilhos mentais da escassez para que, assim que você liberar os estoques, as compras sejam efeitas de imediato, mas claro, certifique-se de que isso será verdade, afinal, você não quer perder autoridade, não é mesmo?

 

Dica 4 – Deixe comentários abertos

Como há uma porção de lojas oferendo muitas vantagens, promoções e descontos, o consumidor de uma maneira geral fica com o pé atrás para descobrir se uma loja virtual é confiável ou não. Por isso, ele acaba apelando para a prova social, ou seja, normalmente já vamos direto ao local de comentários para saber como foi a experiência de quem já comprou.

Se você não gostava muito de deixar o campo de comentários abertos, agora é o momento não só de liberar, como de incentivar que os seus clientes, contem como foi a experiência deles ao comprar de você.

Obviamente, você precisa estar preparado para lidar com os feedbacks negativos e os positivos, afinal ambos devem acontecer. O importante é estar sempre atendo e trabalhando para resolver qualquer problema no menor tempo possível.

Faça-se presente e responda cada comentários, cada dúvida e cada elogiou, isso mostrará ao seu público que você está acompanhando de perto tudo, dando atenção especial a todos que se preocuparam em deixar um comentários.

 

Dica 5 – Motive sua equipe

A motivação de sua equipe pode ser um fator decisivo para que as vendas de fim de ano acontecem em um fluxo maior ou menos, isso porque serão eles que vão lidar diretamente com os clientes, resolvendo problemas e apresentando soluções úteis.

E quando falamos em motivação, falamos desde a pessoa que irá ajudar seu cliente a escolher o melhor produto, até o seu SAC 2.0. Todos precisam estar motivados e engajados em oferecer a melhor experiência, senão as coisas podem não funcionar tão bem.

Tenha uma preparação prévia, dê treinamentos para que todos possam estar confortáveis para lidar com as adversidades do período.

Você notará que esse investimento irá gerar frutos bem maiores.

 

Dica 6 –  Promoção e Descontos

Nesse período, o público de uma maneira geral, já está pré disposto a comprar. Se você conseguir oferecer algum atrativo ainda mais forte como uma promoção ou um desconto imperdível, a conversão é sua sem nenhuma dúvida.

Não deixe para fazer esse tipo de planejamento em cima dá hora, pelo menos, 1 mês antes já tenha traçado todo o seu plano de ação para o período e já deixe tudo pronto para se aplicar logo na primeira semana de dezembro.

 

Com isso, você já notará um aumento impressionante nas vendas!

Se precisar de mais ajuda ou se ficou alguma dúvida com relação a esse assunto, escreva para a gente, teremos o maior prazer em colaborar para o seu crescimento.

Desejamos um Feliz Natal e um ótimo Ano novo!

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