É impossível não notar o crescimento do mobile no Brasil. O uso cresceu de forma tão impressionante que nós nem conseguimos nos lembrar de como tudo isso começou.  Se você parar para pensar, em um passado não tão distante, a gente mandava carta!

Sério, isso acontecia há uns 20 anos atrás e você deve lembrar-se muito bem. O uso do telefone fixo era mais constante e a internet até existia, porém na forma discada, direto de nossa linha telefônica e custava muito caro. Tanto que, após a meia noite usávamos mais tranquilos, pois as tarifas sofriam redução.

O incentivo ao uso foi crescendo e o Brasil recebeu propostas de banda larga a preço acessível, além disso, os smartphones caíram no gosto de todos os brasileiros e assim, ficou difícil encontrar alguém que não o tivesse.

Nesse momento, a forma de consumir informação começou a mudar, visto que com celulares de última geração, acessar a internet das pequenas telas ficou muito simples. E claro, outros aparelhos como Tablets, Ipads, Xbox, PlayStation se popularizaram, fazendo com que o uso da internet fosse ficando cada vez mais constante.

Com o uso tão grande das conexões mobile, empresas que fazem publicidade online e que possuem sites ou blogs na rede precisaram se adaptar para receber esse tipo de usuário. Até mesmo o Google, passou a considerar um importante fator de ranqueamento a adaptação de sites para a modalidade responsiva.

O que nós percebemos é que muitos profissionais até sabem da necessidade de um site responsivo e de sua importância, no entanto, não fazem a menor ideia de como executar essa transição ou mesmo, conseguir enxergar as vantagens que as mudanças irão trazer para o seu negócio.

Pensando em tornar essas informações mais claras e ajudar você nessa tarefa, iremos nos aprofundar na importância de um site responsivo para o seu negócio.

Preparados?

 

De que modo um site responsivo se faz importante?

Por estar presente no segmento há muitos anos, acompanhamos de perto todas as mudanças. Nós, desde o início, nos preocupamos em manter nossos clientes totalmente informados sobre as principais questões que rondavam o mercado e é, justamente, por esse motivo que temos bastante experiência nesse assunto.

A importância de um site responsivo seja para a sua marca, para a sua empresa ou para o seu negócio pode ser resumido em apenas uma palavra: Necessidade.

Um usuário quando está em busca de alguma informação, não quer ter que esperar o site carregar, não quer ter que ficar aumentando ou diminuindo a página e muito menos, ter problemas para clicar nos botões por eles estarem quase que imperceptíveis. As questões são inúmeras, porém vamos salientar 4 pilares para a necessidade dessa adaptação para que você consiga entender de forma clara.

Vamos lá?

 

Usabilidade para o Conforto do Cliente

Parando para pensar, seria correto afirmar que qualquer site que for colocado online se faz acessível ao mobile e essa informação é totalmente verdade. Não existe qualquer mecanismo que faça distinção entre uma conexão fixa e uma via celular.

A grande diferença está no conforto do usuário e no mérito de a empresa entregar uma navegação confortável para o seu cliente. Para que o usuário sinta-se confortável em seu site, pequenas adaptações serão necessárias, você não acha? Pois não será possível conseguir executar todas as funções e funcionalidades programadas para desktop em um dispositivo mobile.

Você mesmo já deve ter acessado sites onde as imagens demoravam a carregar, que os textos eram, praticamente, impossíveis de ler, pois ficavam muito pequenos para as telas.

Gerar conforto ao usuário, diminuindo a dificuldade de navegação é fundamental para angariar uma boa porcentagem das visitas via mobile.

 

Diminuição da mão de obra com manutenção

Imagine só se você tivesse que programar um site para cada tipo de dispositivo móvel? Seria necessário escolher os tamanhos de telas de dispositivos mais usados e ainda assim, você teria um trabalho gigantesco, uma vez que, realizar a exclusão de diversos outros formatos se apresentaria como uma ação obrigatória, já que se tornaria inviável criar um site para cada tipo.

Ter um site responsivo que tem configurações que colaboram para que ele se ajuste a qualquer tipo de tela, torna tudo muito mais fácil, desde a usabilidade do usuário que tem o conforto de acessar sua página de qualquer tipo de dispositivo até a sua redução de custos com a manutenção, pois você terá que investir tempo e energia em um só local.

Muitos vão achar que esse tipo de adaptação custa absurdamente caro, no entanto já existem algumas plataformas que fazem essa transposição de forma simultânea, bastando que você faça as primeiras adaptações.

Custo é uma palavra bastante relativa, por isso queremos saber de você:

  • Quanto custa perder um cliente?
  • Quanto irá te custar recuperar o tráfego perdido?
  • Quando custará reverter sua taxa de rejeição que irá para as alturas?

Reflita sobre isso!

 

Fornecer boa experiência ao usuário

Uma das premissas básicas do Google é fornecer ao usuário uma boa experiência ao usar a sua plataforma. Esse é um compromisso tão sério da empresa para com seus consumidores que a adaptação para um site responsivo passou a ser um fator de ranqueamento desde setembro de 2015. Com isso, sites que fossem totalmente acessíveis via mobile, ganharia melhores posições nos motores de buscas.

É uma tendência mundial tornar os acessos facilitados e até mesmo de uma forma que possamos navegar com o uso de apenas uma mão. Isso porque, nas pequenas telas nós não temos as funções e nem a destreza do uso como em notebooks e desktops, logo se entende que é preciso fornecer facilidades ainda maiores.

 

Perda de resultado

Estamos falando tanto na importância de ter um site responsivo que julgamos ser fundamental que você consiga compreender com clareza os problemas que a falta dele irá trazer ao seu negócio.

O primeiro ponto é a perda de autoridade em seu segmento, já que o seu público alvo não terá paciência de esperar sua página carregar, logo irão preferir voltar às buscas para encontrar a informação em um concorrente mais bem preparado.

O segundo ponto é que temos informações que as pesquisadas realizadas no Google via mobile e via desktop estão chegando a número bem parecidos, sendo assim, entende-se claramente que não estar preparado para o mobile é abrir mão de uma porcentagem significativa do tráfego.

 

Sabemos que você entendeu bem qual é a importância de ter um site responsivo para atender melhor seus clientes e usuários, mas gostaríamos de ajudar ainda mais você, sendo assim, separamos algumas dicas que vão colaborar para a elaboração desse tipo de site.

 

Dicas para criar um site responsivo

Ciente das tantas vantagens de ter um site responsivo, você deve estar querendo trabalhar para tornar o seu um deles, não é mesmo? Pois bem, temos algumas dicas rápidas que vão ajudar você. Veja:

  1. Entregue a todos os usuários a mesma experiência: é preciso ter a certeza de que todos os usuários estão tendo acesso às mesmas informações para que não seja feita qualquer tipo de diferença. Faça testes de utilização para verificar as condições das imagens, a formatação do conteúdo, a disposição dos botões e demais fatores que podem prejudicar a navegação;
  2. Pense no conforto da navegação: Por mais que alguns layouts sejam lindos, a grande maioria deles não converte bem no mobile. E não vai adiantar você perder horas e mais horas fazendo modificações, pois eles não foram criados para isso. Aplique energia no que, realmente, irá te dar resultado;
  3. Respeito os tamanhos: O tamanho das imagens das pequenas telas tem um tamanho padrão usual, no entanto alguns utilizadores ainda podem fazer novos ajustes. Sendo assim, procure sempre manter o padrão comum que utiliza <480px para os smartphones com telas menores e mais antigos, <768px para tablets pequenos e smartphones com telas largas e >768px para desktops e tablets grandes.
  4. Tire o que não for essencial: é preciso ter em mente que quem está navegando através de um smartphone está em busca de informações rápidas, até porque não há o conforto das telas grandes, por esse motivo tente se livrar de tudo que não for importante e essencial, pois dessa forma você entregará uma melhor experiência aos seus usuários.
  5. Carregamento rápido: Um dos pontos fundamentais de um site responsivo é a questão do carregamento rápido. Precisamos nos lembrar de que tanto o nosso 3G quanto o 4G são lentos, por esse motivo precisamos de algo que seja leve e rápido.

Pronto, agora estamos por dentro da importância de um site responsivo para o nosso negócio e ainda, temos dicas para a nossa aplicação.

Queremos que você tenha sucesso em seu projeto e é justamente por esse motivo que estamos aqui para ajudar você. Somos parte de um só time em busca do sucesso!

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, ou então, precisa de dicas mais assertivas focadas em seu modelo de negócio, entre em contato conosco, afinal, estamos à sua total disposição.

Desejamos muito sucesso!

Até mais!

Comentários

comentários

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas novidades em seu E-mail.

Receba uma Análise Gratuita!

Receba uma análise grátis em sua conta de Google Adwords, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos o melhor serviço para sua empresa.

Blueberry - Soluções Digitais © Todos os Direitos Reservados - 2016 | Termos de Serviço