Ter um site, há muito tempo, deixou de ser um diferencial para ser uma necessidade básica para quem deseja ter um bom posicionamento de marca na rede online. Com isso, surgiram novas formas de se criar sites e, entre elas, algumas plataformas para criação de sites.

A grande questão enfrentada por quem ainda não construiu o seu endereço digital é:

  • Qual as melhores plataformas para criação de sites?

Essa é uma dúvida que está em nosso cotidiano, principalmente, para empresas que estão começando a dar seus primeiros passos. Isso não acontece por acaso, a quantidade de opções existentes são infinitas.

Se você também está com essa dúvida, veio ao lugar certo, pois nós, da Blueberry, vamos te dar algumas dicas que irão te ajudar a identificar qual a melhor plataforma para a sua necessidade.

Você deve estar se perguntando:

  • “Como assim a minha necessidade?”

As plataformas não são todas iguais. Cada uma delas têm possibilidades diferentes e você precisa escolher a que melhor se adéque com o seu objetivo, com o seu orçamento e com as necessidades de sua marca.

Queremos te ajudar nessa escolha, então selecionamos algumas das plataformas para criação de sites mais utilizadas e conhecidas do mercado e fizemos algumas análises, destacando as vantagens, desvantagens e suas diferenças.

Antes de iniciar essa indicação, já temos uma DICA: Atente-se em TER a política de privacidade em seu site. Pode parecer uma ação de pouca importância, no entanto a falta dela pode acarretar em inúmeros problemas como:

  • Campanhas de marketing não aprovadas;
  • E-mail considerado Spam;
  • Site pouco confiável;

E mais uma porção de prejuízos.

Vamos então conhecer as melhores plataformas para criação de sites da atualidade!

# Plataformas para criação de sites 1 – Wix

plataformas para criação de sites wix

Você já deve ter ouvido falar na plataforma do Wix, não é mesmo? Alguns profissionais gostam bastante dela pela facilidade de criação do layout e, outros, sinalizam que suas premissas para posicionamento orgânico não são boas.

O Wix está no mercado há alguns anos e é indiscutível que sua evolução tem sido constante em todos os sentidos, por isso, a marca vem ganhando um espaço considerável no mercado.

A plataforma oferece um serviço de construção de sites completo e bem simples. Você não precisa ter qualquer conhecimento em programação para criar um site com layout agradável.

Um dos pontos que merece destaque é a variedade de templates que o Wix disponibiliza. São tantos que você pode criar de um site institucional a um e-commerce sem qualquer dificuldade.

Outro ponto seria a possibilidade de envio de newsletter já da própria plataforma, ação que seus concorrentes não têm.

Há 2 possibilidades de planos:

  • Plano Pago: Ele tem um valor bastante competitivo se comparado a outras plataformas, principalmente, pela quantidade de recursos que ele oferece.
  • Plano Grátis: Talvez, a grande desvantagem dessa plataforma seja a utilização do plano grátis que, além de limitar a utilização dos recursos, fornece um espaço de armazenamento muito reduzido e não permite a utilização de um domínio próprio. Nesse plano também não é permitido monetizar seu site.

# Plataformas para criação de sites 2 – Weebly

Apesar de ser uma plataforma menos conhecida, o Weebly é bem parecida com outras já existentes. Ela também foi criada para atender as necessidades de profissionais que não tem qualquer conhecimento de programação.

É exatamente por esse motivo que sua utilização é bem simples e a variedade de templates é bastante vasta. Há a possibilidade de criar qualquer tipo de site dentro dela, de blogs mais simples a lojas virtuais bastante complexas com a utilização de validação em várias etapas e carrinho de compras.

Nessa plataforma é preciso dar atenção especial na escolha do plano, pois isso ditará o acesso aos recursos.

  • Plano Grátis: No plano grátis seus recursos são bastante limitados e talvez você não consiga organizar seu site da forma que deseja, principalmente pelo espaço de armazenamento muito pequeno;
  • Plano Pago Básico (start): No plano pago básico, você já tem o armazenamento ilimitado e isso é muito importante se você pretende subir uma quantidade alta de arquivos ou imagens;
  • Plano Pago Pro: Esse plano é o 1º que permite a utilização de sites responsivos, pois no plano básico, apesar de pago, não existe essa possibilidade.
  • Plano Pago Business: Esse é o plano ideal para quem deseja montar uma loja virtual ou um e-commerce.

# Plataformas para criação de sites 3 – Jimdo

plataformas para criação de sites jimdo

A plataforma Jimdo segue o mesmo padrão do Wix e da Weebly, pois oferece a possibilidade de utilização a qualquer profissional ou empresa que deseja criar um site de forma rápida e simples, sem a necessidade de conhecimento técnico.

A grande desvantagem na escolha dessa plataforma é que as opções de recursos, widgets e templates deixa bastante à desejar se forem comparadas com as que citamos anteriormente.

Tudo isso fica muito claro ao fazer a comparação entre os planos grátis e os pagos que têm possibilidades muito destoantes entre si, mas não pense que a sua escolha é ruim, pois o Jimdo oferece um recurso que você não irá encontrar em nenhuma outra plataforma:

  • Aplicativos para celular em versões IOS e Android.

Isso mesmo, dentre as plataformas mais utilizadas, ela foi a única que permite a criação e a utilização de seu site diretamente da tela de seu celular. Com isso, você pode editar, adicionar e consultar as estatísticas sem precisar estar em frente a um computador.

Há ainda outro ponto bastante positivo nessa plataforma: a possibilidade de integração com o Dropbox. Se você já tiver uma conta por lá, basta adicionar seus arquivos e importar diretamente para o Jimdo.

Caso não tenha, basta criar uma conta rapidamente, pois isso facilitará o envio de arquivos e fotos para o seu site.

Dentro os planos pagos, você encontrará 2 opções:

  1. JimdoPro: Esse plano é focado em quem é profissional freelance, artistas que precisam criar seu portfólio e quem precisa de um site que seja leve, rápido e totalmente customizado;
  2. JimdoBusiness: O JimdoBusiness foi criado para quem precisa de muito espaço, diferentes recursos e quem quer se diferenciar no mercado.

# Plataformas para criação de sites 4 – Webnode

plataformas para criação de sites webnode

Apesar de ser uma plataforma bastante conhecida e utilizada no mercado digital, notamos que se comparada à outras, ela tem recursos limitados, inclusive para a customização de detalhes do site.

No entanto, não é por isso que ela não possa ser usada, afinal, possui 4 planos que cabem no bolso, mesmo de quem está começando.

Não é preciso ter qualquer conhecimento na criação de site, pois a plataforma é totalmente intuitiva e fácil de ser utilizada. A variação de opções e templates existentes dá a possibilidade de criar algo bem bacana, mesmo com recursos básicos.

Se você não deseja gastar muito, talvez esse seja uma das melhores opções.

Sobre os planos que a Webnode oferece, não há grandes surpresas:

  • Plano free: No plano grátis, os recursos são totalmente limitados e escassos, não dando nem a possibilidade da utilização de seu próprio domínio. Acompanhado disso, o espaço é totalmente limitado e o fluxo de tráfego também.
  • Planos pagos: Nas 4 opções de planos pagos há uma diferença bem grande de possibilidades e recursos de acordo com o plano que irá escolher. Um dos diferenciais dessa plataforma é que em qualquer desses planos pagos, você poderá utilizar ferramentas de marketing bem bacanas.

# Plataformas para criação de sites 5 – WordPress

plataformas para criação de sites wordpress

Por fim, mas não menos importante, dedicamos um espaço especial para falar do WordPress, uma das plataforma mais conhecidas e utilizadas no digital.

Não sei se você sabe, mas dentro dela há 2 possibilidades e vamos explicar cada uma delas para você.

Vamos lá?

WordPress.com

Na opção “.com” o WordPress é bastante parecido com as outras plataformas que citamos anteriormente, tendo alternativas de planos pagos e gratuitos.

Para quem já está nesse mercado há algum tempo, já deve saber que é uma plataforma bastante utilizada para a criação de blogs, porém de tão completa que é em relação aos seus recursos, permite a criação de sites institucionais, portfólios e lojas virtuais.

No plano gratuito, você não verá tantas opções de templates como os citados acima, porém os que são disponibilizados já são o suficiente para começar um site.

Um dos grandes diferenciais é que mesmo no plano grátis é possível adicionar um domínio próprio, pagando um valor separado para isso. E mais, as propagandas e anúncios também são exibidos. Só os recursos que são limitados, mas isso não é algo que afete a usabilidade de quem está iniciando.

WordPress.org

O wordpress.org é uma versão da plataforma que é totalmente gratuita para os seus utilizadores, totalmente aberta para a customização do que você precisar, porém você será o responsável por hospedar a estrutura da plataforma, ou seja, você não paga a sua utilização, porém deverá arcar com os cursos de hospedagem + domínio.

A edição da plataforma é completamente aberta para todos os recursos, sem qualquer tipo de limitação ou empecilho. Talvez, o único, é que você precisará entender o básico de programação, pois haverá alguns momentos que será necessário saber editar em html.

Se você não tem esse conhecimento, o ideal seria a contratação de um profissional ou empresa especializada para executar esse serviço com máxima qualidade.

Nisso, nós podemos te ajudar, lhe fornecendo todo o suporte para que você tenha um site que entregue o real valor de sua marca!  Agora se o orçamento for muito limitado, você pode fazer a utilização de alguns temas gratuitos.

O WordPress.org é uma das plataformas mais versáteis da atualidade, justamente pelo leque de possibilidades que oferece. Vale ainda ressaltar que há a possibilidade de obter versões para celulares e tablets, o que facilita muito o controle e acompanhamento multi telas.

Essa lista de plataformas para criação de sites foi útil para você?

Nós esperamos que sim e, principalmente, que tenha percebido que ter um site e colocar a sua marca na web, mesmo com baixo investimento, é possível.

Se precisar de ajudar para criar seu site, conte com a Blueberry. Faremos com que tudo saia da forma que sua empresa ou marca merece!

Até a próxima.

Aproveite e leia também: O que são Landing Pages?

Receba uma Análise Gratuita!

Receba uma análise grátis em sua conta de Google Adwords, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos o melhor serviço para sua empresa.

Blueberry - Soluções Digitais © Todos os Direitos Reservados - 2016 | Termos de Serviço