Por vezes, você ainda se pergunta o que é mídia social? E o que são as redes socias?

  • Se confunde e acaba tratando tudo com um ou o outro termo?
  • Nem imaginava que mídia social e redes sociais poderiam ser diferentes?

Essas não são dúvidas exclusivas suas, muitos empreendedores, principalmente os que estão iniciando, se deparam com esse mesmo tipo de questionamento.

No dia a dia das aplicações, é bem fácil confundir os termos. Justamente por isso, queremos ajudar você! Criamos um conteúdo bem completo para que seja possível entender a diferença entre elas.

Dessa forma, na hora de fazer a aplicação em sua estratégia, tudo ficará muito mais simples.

Você está pronto?

Então vamos começar!

O que é mídia social X o que são redes sociais

O que é mídia social?

O termo mídias sociais não é novo. Há um bom tempo, essas plataformas já eram chamadas de “new mídia”, ou seja, novas mídias. No passado, as mídias sociais foram consideradas um novo jeito de divulgar a mensagem de forma descentralizada em relação aos meios de comunicação tradicionais.

Atualmente, elas são consideradas ferramentas online que ajudam qualquer tipo de modelo de negócio a compartilhar informação em tempo real, criando uma aproximação na relação entre marca e público alvo.

Basicamente, podemos falar que as mídias sociais são uma espécie de blog aberto ao público. Do qual as atualizações acontecem em tempo real, em uma relação de interação total.

E as redes sociais, são o que, então?

No passado, as redes sociais foram atribuídas aos grupos de pessoas que compartilham do mesmo interesse. Tanto que, por muito tempo, esse termo foi atribuído aos sites de relacionamento.

Obviamente, isso já não ocorre mais. As redes sociais hoje continuam baseadas no relacionamento, mas não apenas o informal e pessoal, agora é possível visualizar diferentes tipos de escala e necessidade.

Por exemplo, Facebook é, ao mesmo tempo, uma rede social de amizade e também, de negócios.

Talvez, o assunto esteja um pouco confuso de entender. Certo? Mas, não se preocupe. Vamos lhe explicar de maneira mais abrangente e clara, a seguir, como é possível diferenciar o que é uma mídia social do que é uma rede social.

Como diferenciar uma rede social de uma mídia social?

Compreender a forma correta de fazer essa comparação, não é muito simples, precisamos admitir. Isso porque, uma está diretamente ligada a outra.

Para fazer com que você compreenda melhor, podemos dizer que as redes sociais são uma categoria dentro das mídias, onde através delas é possível criar padrões de relacionamento.

Por acreditarmos que, talvez, seja ainda bastante difícil fazer essa comparação, vamos tentar lhe dar um exemplo.

Pegamos o Twitter como meio de exemplificação. Se te perguntássemos se ela é uma mídia social ou uma rede, o que você responderia?

Bom, se você usar o Twitter para compartilhar conteúdo, então ela é uma mídia social. Agora, se você usa apenas para interagir com amigos, ela é uma rede social.

Ficam os questionamentos: Um fato não tem relação com o outro? Afinal, como saber se o que você compartilha apenas com amigos, não irá se tornar um viral?

Esse é um entre os vários encantos que as novas mídias têm o poder de nos proporcionar!

É possível que uma mídia social não seja uma rede social? Ou então, umarede social, não seja uma mídia?

É impossível que uma rede social não seja uma mídia social, não há possibilidade de fazer essa separação.

Afinal, você estará usando algum tipo de ferramenta para interagir, mesmo que seja apenas com amigos.

No entanto, o contrário já pode existir. Se você usar uma mídia social apenas como ferramenta de divulgação. Como se fazem em webs 2.0, você tem um espaço de publicidade, sem qualquer interação.

Demos um nó na sua cabeça?

Imaginamos que isso poderia acontecer, mas temos a certeza de que todas as informações que disponibilizamos aqui, através desse conteúdo, lhe ajudará a compreender detalhes sobre o assunto.

Fique tranquilo! Com o tempo e prática, você consegue fazer esse discernimento de maneira muito mais simples.

Caso tenha dúvidas, não as guarde para você. Mesmo que pareça algo simples demais, essa resposta pode ser a chave que você precisa para entender por completo o assunto!

Então, conte com a gente! Mande sua pergunta para a Blueberry.

Comentários

comentários

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas novidades em seu E-mail.

Receba uma Análise Gratuita!

Receba uma análise grátis em sua conta de Google Adwords, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos o melhor serviço para sua empresa.

Blueberry - Soluções Digitais © Todos os Direitos Reservados - 2016 | Termos de Serviço