Índice de Qualidade – O que é e Como funciona?

Quem já teve a oportunidade de trabalhar com o Google Adwords, já deve ter percebido que essa é uma das plataformas mais seguras de anúncios patrocinados e com grande poder de gerar resultados incríveis.

Gerenciamos muitas contas Adwords de nossos clientes e, com isso, ganhamos experiência no uso da plataforma, podendo assim, ajudar você que está começando, a conseguir bons resultados com seus anúncios.

Você já deve ter ouvido falar que a ferramenta funciona de forma muito simples, pois trabalha nas mesmas diretrizes que um leilão. Não há qualquer tipo de custo fixo, pois é você quem escolherá o valor investido em campanhas Adwords.

Com essa informação, entende-se que quem paga mais aparece primeiro, certo? ERRADO!

Não é somente por valor que o Adwords vai estabelecer sua ordem de impressão, será também pelo índice de qualidade da conta. Não são muitos anunciantes que conhecem como funciona o IQ (índice de qualidade) e justamente por esse motivo que ficam investindo, cada vez mais, valores altos e mesmo assim, seus anúncios não aparecem bem posicionados.

Iremos mudar esse cenário a partir de agora, pois vamos trabalhar o tema índice de qualidade em todas as suas premissas, exaltando os componentes mais importantes, como o seu significado, sua utilização, como ele pode te ajudar a obter melhores posições, formas de diminuir os custos de investimento e ao mesmo tempo, aumentar seu ROI.

Podemos começar, então?

O que é Índice de Qualidade no Adwords?

Antes de entender a sua utilização e benefícios, se faz necessário definir exatamente o que é o índice de qualidade, certo? Sendo assim, segundo o próprio Google, ele é  uma espécie de métrica de relevância do qual, é possível mensurar a qualidade das palavras chaves, do conteúdo e da página de destino que o usuário vê.

Resumindo, é uma espécie de nota que o Google da a sua conta. É como se todo o seu comportamento fosse avaliado pela plataforma e, com isso, uma nota de 1 a 10 é atribuída ao seu nome.

A importância dessa nota será vista no momento do ranqueamento, já que contas que tiverem uma nota maior, mesmo pagando menos, aparecerão primeiro. Isso porque, a empresa entende que quanto maior a nota, mais relevante é o seu anúncio para o usuário.

Vamos falar um pouco mais sobre isso adiante, então não se preocupe…

Acreditamos que com essa informação, você esteja querendo descobrir qual a nota que o Google atribuiu à sua conta, não é mesmo?

Iremos te ensinar a seguir…

Como posso verificar meu Índice de qualidade no Google Adwords?

Verificar qual a nota atribuída a sua conta é bem simples:

  1. Acesse a sua conta Google Adwords com login e senha;
  2. Vá ao item campanha;
  3. Clique em Palavras chaves;
  4. Você verá uma coluna com a descrição “Status”;
  5. Posicione então, o cursor do mouse sobre o ícone exibido nessa coluna.

Você já terá acesso a algumas informações do índice de qualidade de sua conta.

Existe também outro jeito de fazer a consulta, que seria adicionando uma coluna fixa, dessa forma:

  1. Adicione uma coluna;
  2. Personalizar colunas;
  3. Clique em atributos;
  4. Índice de qualidade.

E aí, qual nota saiu?

Independente se a sua nota foi alta ou baixa, não precisa ficar preocupado e muito menos achar que essa nota se manterá a mesma para sempre. Ela pode se modificar a qualquer momento, já que o Google Adwords faz avaliações constantes de suas contas para garantir a qualidade dos anúncios.

Quer entender como é calculado o índice de qualidade?

Vamos te explicar…

Índice de Qualidade - O que é e Como funciona.

Como é calculado o índice de qualidade?

O índice de qualidade de uma conta Google Adwords, será calculado todas as vezes que uma pesquisa for feita, isso porque a principal intenção da plataforma é satisfazer o seu usuário, entregando a exata informação que ele precisa.

São diversos os fatores que compõe a formação da nota do índice de qualidade, no entanto existem 3 que são certos. São eles:

  1. Grau de desempenho de campanha: É como se o Adwords acompanhasse o grau de interesse e conversão que sua campanha teve na região segmentada. Tudo isso para ver a qualidade da informação entregue.
  2. Análise de CTR: Será analisada a frequência com que as palavras chaves de seu anúncio geram cliques, isso para que seja possível entender a relevância de seu conteúdo para o público alvo em questão. O cálculo é simples, se você teve 100 impressões com 50 cliques, seu CTR é de 50%.
  3. Relevância: Esse item irá verificar se a palavra-chave escolhida pela sua campanha faz relação com o assunto do site que direciona o link. Considerando juntamente a facilidade de entendimento e navegabilidade do site que você está mandando o usuário.

Conseguiu entender como é calculado o IQ do Google Adwords? Pois bem, agora chegou o momento de avaliar os benefícios de ganhar uma pontuação alta.

Benefícios de ter um índice de qualidade alto?

O índice de qualidade não foi criado à toa, ao criar o Google já visava beneficiar os seus melhores anunciantes.

Uma nota alta lhe garantirá:

  • Custos mais baixos de campanha;
  • Melhores posições de anúncio;
  • Prioridade na disputa no leilão de palavras-chaves. Por exemplo, você e seu concorrente querem usar a mesma palavra-chave. Ele resolve que quer pagar 2 vezes mais por sua utilização, porém tem um IQ menor que o seu. Ao comparar o índice de qualidade, o Google, dará a utilização para quem tem o índice de qualidade maior;
  • Receberá mais cliques, pois terá destaque.

Os benefícios podem até parecerem poucos, porém quando se fala de uma alta concorrência e do uso disputado das palavras-chaves, ter um índice de qualidade alto te coloca na frente de seus concorrentes. E não é só isso, como você irá economizar com custos de campanha, ficará com mais verba disponível para aplicar em novos anúncios ou até mesmo em uma área de seu negócio que precise de uma atenção especial.

Você quer aumentar o seu índice de qualidade?

Nós podemos te ajudar!

Abaixo, daremos algumas dicas de como você pode melhorar sua nota de avaliação do Google Adwords.

Prepare-se para anotar tudo!

Como aumentar meu índice de qualidade no Google Adwords?

Existem alguns fatores que podem ser melhorados na estrutura de suas campanhas. Dessa forma, você conseguirá melhores notas na avaliação do Google. Todos eles já puderam ser comprovados nas contas que administramos, por isso pode confiar e aplicar sem medo.

São eles:

  1. Qualidade da página de destino: Como já sabemos, quem anuncia através do Google Adwords tem que se preocupar não só com o conteúdo do anúncio, mas com a página de destino que estamos mandando o usuário. Como em toda a criação de campanha, a plataforma nos exige que seja informado um link de saída, ela também faz a verificação da qualidade desse endereço. A ferramenta preza sempre pela transparência, sendo assim, essa página deve conter conteúdo relevante e original, deve conter a palavra-chave que foi comprada para anunciar, deve ter uma navegabilidade simples, não pode ser repleta de anúncios ou pop-ups. Cada anúncio precisa ter um link de saída que leve o usuário para o exato produto ofertado e não para a home;
  1. Qualidade do anúncio: O conteúdo do seu anúncio é irresistível? E assim que procurar pela sua palavra-chave o usuário vai pensar que foi feito para ele? Se você conseguir transmitir através de seu conteúdo escrito boa parte das informações que deseja passar ao seu usuário, seu anúncio terá um maior número de cliques (CTR) e com isso, ganhará pontos para aumentar o seu índice de qualidade.
  1. Escolha das palavras-chaves: Todo anúncio começa na escolha das palavras-chaves, sendo assim, é de primordial importância que você faça a utilização dela, tanto no título, quanto no corpo do anúncio. Desse modo, você estará o tornando mais relevante para a sua audiência.

Aplicando esses 3 pontos, você notará o aumento gradativo de sua nota e, claro, se mantiver sempre os níveis de qualidade de campanhas altos, também manterá a sua nota alta, independente das atualizações que tiver.

Ao criar um novo anúncio tenha sempre em mente a entrega de informação verídica ao usuário, ou seja, crie o atrativo e realmente entregue o que está prometendo, pois dessa forma, poderá desfrutar de um bom relacionamento com a plataforma.

Restou alguma dúvida sobre esse assunto?

Ou deseja mais informações sobre o índice de qualidade?

Então, entre em contato com a gente que estamos aqui justamente para isso, para ajudar você a ter sucesso em suas campanhas!

Gostaríamos de agradecer a confiança e convidar você a ficar sempre ligado nas informações passadas no Blog da BlueBerry, pois instruir é a nossa maior missão.

Até a próxima!

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