Você já deve ter visto por aí algumas imagens e vídeos em sua timeline do Facebook de pessoas gravando uns vídeos bem diferentes, onde é possível ver um ambiente de todos os ângulos, basta movimentar o celular ou então o cursor do mouse.

A mídia já falou muito sobre esse novo formato e para o Facebook é a aposta para um futuro próximo.

Você sabe que nós, da Blueberry, adoramos coisas novas e a palavra inovação, por aqui é levada muito a sério, sendo assim preparamos um conteúdo repleto de informações sobre essa função que tem dado o que falar.

Vamos lá?

O que são as fotos 360º do Facebook?

Quando falamos nesse assunto, não podemos nos esquecer de que não são apenas fotos, pois os vídeos já podem também serem gravados em 360º, tudo bem?

Explicando de uma forma bem prática e didática, é como se você colocasse o expectador dentro da cena junto com o que está acontecendo, já que ele pode mover a câmera em todos os ângulos, como se ele realmente estivesse participando daquele momento.

Isso permite que seja visto tudo em riqueza de detalhes, dando uma sensação muito bacana de que aquela ocasião ali retratada também está ocorrendo com ele.

Todos os recursos disponíveis para fotos, também podem ser usados em vídeos. A única diferença é o que já temos hoje. A foto pega um momento estático, enquanto os vídeos captam em tempo real a movimentação de pessoas, animais, conversas e o que mais você desejar.

Imagina que bacana poder ver um imóvel sem ter que se descolar até ele? Pois então, com a utilização dos vídeos e fotos em 360º, isso já é possível. Um corretor de imóvel pode fotografar todo o ambiente ou filmar e mostrar ao seu cliente. Isso fará com que se tenha noção de dimensão, decoração, corte das paredes e o que mais interessar.

Outra utilização bem bacana é em entrevistas, onde é possível ver o rosto, tanto do entrevistador, como do entrevistado. Dando atenção especial em sua linguagem corporal, os gestos que são feitos e qualquer outro item que você ache interessante analisar.

Parece que o futuro, realmente, chegou!

Como funciona essa função?

Falamos rapidamente acima, mas na prática o seu funcionamento é muito simples.

Se você estiver utilizando um aparelho celular, basta que você mova a imagem com o dedo ou então, incline o celular e, assim, poderá direcionar a imagem para o local do qual você deseja que a câmera foque.

No caso a utilização de um computador ou notebook, o único jeito é mexendo com o mouse, rotacionando para o local desejado.

É importante salientar que nas primeiras vezes, você pode encontrar dificuldade em direcionar para o local certo ou então, encontrar travamento da imagem, pois ela necessitará de mais espaço no seu disco para rodar.

Isso só ocorre, pois a tecnologia é nova. Muito em breve, você já estará dominando a arte de visualizar os vídeos e fotos em 360º e também, terá equipamentos preparados para a sua utilização.

Como foi lançado recentemente, ainda é novidade no mercado. Quem é da área do marketing digital já sabe da novidade, no entanto quem é leigo, por muitas vezes, acaba deixando passar batido, imaginando ser apenas uma imagem comum.

Por que devo usar as fotos e vídeos 360º em meu negócio?

Pontuamos sempre que a inovação é a grande chave para o sucesso, já que para ganhar destaque em um mercado tão concorrido é preciso mostrar algo diferente.

Quando você consegue transmitir uma boa experiência ao seu usuário, aliada com algo surpreendente, você é capaz de conquistar seu cliente logo no primeiro momento.

Não são muitos os modelos de negócio que conhecem a função. Apesar de ela já estar sendo bem utilizada, todos ainda a utilizam em caráter de teste e não como uma estratégia obrigatória da marca.

Então, que tal dar um passo à frente e oferecer ao seu cliente ou possível cliente, muito mais do que ele imagina?

Para quem tem um negócio local e precisa chamar a atenção de seu público alvo, essa nova função era o que faltava para você explodir em vendas.

Pense conosco, imagine que você é dono de uma padaria, ou uma pizzaria, ou churrascaria, então você decide gravar um vídeo ou tirar uma foto em 360º para mostrar os bastidores de seu negócio.

Mostrar como os alimentos são preparados, como são armazenados e eles saindo do forno, bem quentinho e saboroso… Como esse tipo de imagem torna a experiência quase real, é muito provável que quem está assistindo, tenha vontade de ir até você provar aquela maravilha mostrada em vídeo…

Nisso, você já conseguiu atingir o seu objetivo que é atrair pessoas para dentro de seu negócio, concorda?

Como posso tirar uma foto em 360º?

O procedimento para tirar uma foto em 360º é um pouco mais fácil que o vídeo e requer apenas um celular que tenha a função de tirar foto panorâmica.

Vamos então, lhe apresentar um passo a passo muito simples para você tirar uma foto em 360º:

  1. Será preciso que você ajuste o seu celular para que ele bata uma foto panorâmica. A grande maioria dos celulares novos já vem com essa função e basta selecionar e bater;
  2. Caso o seu celular não possua essa função, alguns aplicativos permitem que ela seja feita. Baixe um que melhor se ajuste com seu aparelho;
  3. Acesse o seu Facebook e poste a foto como você faria com qualquer outra, sem se preocupar com algum tipo de comando;
  4. Quando uma foto estiver em panorâmica, o Facebook irá ler isso e então, dará um ícone no canto inferior de um globo que mostra que sua foto é 360ºC.
  5. Com a foto postada, basta que você ou seus amigos, façam a movimentação para o ângulo que desejarem.

E os vídeos, como eu gravo?

Como dito acima, a gravação de vídeos em formato 360º é um pouco mais complicada, já que requer a utilização de uma câmera chamada esférica.

Tendo essa câmera, não é necessário dar nenhum comando ou fazer qualquer formatação, pois ao gravar um vídeo, o Facebook já entenderá que ele é 360º e, assim, mostrará aos seus amigos.

Dica EXTRA

Essa é uma dica toda especial para você que acompanha o blog da Blueberry.

Se você tiver aquele dispositivo chamado Samsung Gear VR, você conseguirá ver as fotos e os vídeos em realidade virtual, acredita?

Basta que você visualize a imagem através do computador ou que tenha instalado as versões mais novas do aplicativo no Android ou no IOS.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto?

Se você deseja trabalhar com essa nova ferramenta em seu negócio e não sabe por onde começar, não se preocupe! Aqui, na Blueberry, já estamos por dentro do que é necessário para trabalhar com vídeos e fotos em 360º, então podemos ajudar você.

Entre em contato com a gente!

 

Receba uma Análise Gratuita!

Receba uma análise grátis em sua conta de Google Adwords, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos o melhor serviço para sua empresa.

Blueberry - Soluções Digitais © Todos os Direitos Reservados - 2016 | Termos de Serviço