Quais os formatos de anúncios do Google Adwords?

Existem vários tipos de formatos de anúncios do Google Adwords, e é importante que você escolha os que tenham a ver com os seus objetivos, para não haver perda de tempo, dinheiro e expectativas.

Cada tipo de anúncio tem as suas próprias especificidades, seja a praticidade e a economia dos anúncios de texto mais tradicionais ou os vídeos que contam histórias cheias de cores e detalhes.

É importante dizermos que é possível criarmos diversos tipos de anúncios com a mesma conta do Google Adwords, e em alguns casos, na mesma campanha. Há a possibilidade de promoção dos seus anúncios com vídeos, anúncios para aplicativos, anúncios gráficos, conteúdo digital, etc.

Aqui da Blueberry, achamos extramente importante você conhecer, detalhadamente, todos os formatos de anúncios do Google Adwords, por isso criamos um guia completo!

Venha conferir!

Formatos de anúncios do Google Adwords – Todos os tipos

Há diversos formatos de anúncios do Google Adwords, e falaremos sobre cada um deles a seguir:

formatos de anúncios do Google Adwords

  • Texto: é formado somente por palavras, e são considerados anúncios rápidos e práticos, já que tem um bom poder de alcance quando os usuários fazem suas pesquisas no Google. Para que esse tipo de anúncio seja ainda mais eficiente, uma dica é colocar detalhes extras e dados de contato, para que os seus anúncios chamem mais a atenção dos clientes em potencial;
  • Responsivo: anúncios do tipo responsivo são aqueles que têm o seu tamanho ajustado automaticamente, para que se ajustem aos espaços de anúncios disponíveis. Eles podem ser em texto ou anúncios gráficos. Ele é muito dinâmico, já que permite em poucos minutos que seja criado um anúncio que seja encaixado em qualquer espaço que tiver disponível. Eles podem ser exibidos como anúncios nativos, fazendo com que a sua aparência combine com os websites, proporcionando maior impacto;
  • Gráfico: são estáticos ou interativos, e são animados usando .gif ou flash. É uma maneira de mostrar o seu produto de um modo visual, e atinge clientes de sites que fazem parceria com o Google;
  • Anúncios de promoção em aplicativos:a ideia é o estímulo de fazer downloads do seu aplicativo, pode ser em uma loja ou em um link direto, que seja direcionado para o aplicativo. Os anúncios só podem ser exibidos em dispositivos que tenham a ver com o seu conteúdo. É uma forma de estimular os downloads de um determinado aplicativo com anúncios de promoção;
  • Vídeo: são anúncios em vídeo exibidos de forma online, e uma boa ideia é que eles sejam mostrados em vídeos autônomos ou colocá-los em um conteúdo de streaming de vídeo. É uma oportunidade de oferecer uma experiência nova e interessante aos seus clientes, e é possível alcançar clientes em sites que fazem parceria com o Google;
  • Anúncios de produtos no shopping:é a maneira de mostrar aos clientes informações sobre o seu produto, nome da loja, preço, título, etc. Para atingir esse objetivo, você deve colocar um anúncio para que conheçam o seu produto ou serviço, além de outros produtos relacionados, fazendo a sugestão;
  • Anúncios apenas para chamadas: dê um upgrade no recebimento das ligações telefônicas da sua empresa usando anúncios que publiquem o seu número de telefone. São bem práticos, pois permitem que com um clique no anúncio a ligação seja feita. Esse tipo de anúncio pode se ajustar a espaços pequenos, e eles são mostrados apenas em dispositivos com capacidade para realizar chamadas telefônicas. Por exemplo: Ligue para (11) 1111 – 1111 example.com ;
  • Anúncios showcase no shopping: se trata de uma imagem com descrição que se espalha quando é clicada, com a intenção de demonstrar vários produtos relacionados entre si e maiores informações sobre a loja. A ideia é fazer um anúncio que para os consumidores que estão amadurecendo a compra, e não um produto em especial. Na nova experiência do Adwords anúncios de demonstração de shopping estão disponíveis, e também quando a plataforma Google Adwords API.

Tipos de formatos de anúncios do Google Adwords

Dependendo o seu tipo de campanha, haverá vários tipos de anúncios disponíveis para serem escolhidos, como: Rede de pesquisa com exibição em display, apenas na rede de pesquisa ou apenas na rede de display, por exemplo, além do subtipo da campanha: como padrão ou todos os recursos.

formatos de anúncios do Google Adwords

Hoje em dia temos alguns tipos de campanha que seus anúncios são abertos somente nos dispositivos móveis, como as de apenas chamada ou promoções de aplicativos. Daremos exemplos dos formatos de anúncios que são destinados a cada tipo de campanha:

  • Rede de pesquisa com exibição em display – padrão: possui anúncio de texto apenas;
  • Rede de pesquisa com exibição em display – todos os recursos: possui anúncio de texto, anúncio gráfico, anúncio de promoção de aplicativo, anúncio do shopping e anúncio dinâmico da rede de pesquisa;
  • Apenas na rede de pesquisa – só para chamadas: anúncio só para chamadas apenas;
  • Apenas na rede de pesquisa – instalações de apps para dispositivos móveis: anúncio de promoção de aplicativo;
  • Apenas na rede de pesquisa – padrão: possui anúncio de texto apenas;
  • Apenas na rede de pesquisa – todos os recursos: possui anúncio de texto apenas;
  • Apenas na rede de pesquisa – anúncios dinâmicos da rede de pesquisa: anúncio dinâmico da rede de pesquisa apenas;
  • Apenas na rede de display – todos os recursos: possui anúncio do texto e anúncio gráfico;
  • Apenas na rede de display – objetivos de marketing – instalar o seu aplicativo para dispositivos móveis: apenas anúncio de promoção de aplicativo;
  • Apenas na rede de display – objetivos de marketing – comprar nos eu website: anúncios de texto e anúncio gráfico.

É importante dizermos que ao selecionar “Rede de pesquisa com exibição em display – todos os recursos” ou um dos tipos de “apenas uma rede de display” você conseguirá acessar a Galeria de anúncios, que é uma ferramenta apropriada para anúncios serem criados. Mas é válido lembrarmos que os formatos válidos para serem selecionados na Galeria irão depender do tipo de campanha já escolhido.

Passo a passo para escolher um dos formatos de anúncios do Google Adwords

Daremos o passo a passo para que você possa escolhe o formato do seu anúncio, como veremos a seguir:

  • Selecione a campanha e o grupo de anúncios desejados para a criação do seu novo anúncio;
  • Dê um clique no item Anúncios;
  • Dê um clique no botão suspenso + Anúncio;
  • Opte pelo formato do anúncio que está prestes a ser criado e depois é só seguir as instruções do formato escolhido;
  • Não se esqueça de clicar em Salvar anúncio.

Depois de seguir essas etapas e ter salvado o seu anúncio, ele aparecerá listado na guia Anúncios automaticamente. Mas é bom citarmos que não é possível visualizar o anúncio imediatamente após a sua inclusão, é preciso esperar que eles sejam aprovados ou revisados pela plataforma. Esse processo pode levar apenas alguns minutos ou até dias, tudo dependerá do formato utilizado.

Depois que o seu anúncio é criado, ele vai imediatamente para a área de revisão, e só após essa aprovação que ele poderá ir para a plataforma e ter o seu acesso normalizado. Todos os seus detalhes serão analisados: título, palavras chave, descrição, etc. A maior parte dos anúncios costuma ser revisada em no máximo um dia útil, e alguns podem ser até exibidos durante o processo de revisão, há essa autorização.

Caso o seu fique mais de um dia, é bom entrar em contato para saber o que houve, mas há alguns casos em que é necessária uma revisão mais profunda. Se for encontrado algum problema no anúncio, a sua exibição será suspensa.

Caso isso aconteça, você receberá algumas informações sobre a questão e instruções para resolvê-la. Se você precisa de que algum anúncio seja aprovado até uma data em especial, envie com alguns dias de antecedência para que não exista nenhum problema.

Se você quiser parar a exibição de um anúncio após a sua aprovação, é só pausar o anúncio, a campanha ou o grupo de anúncios correspondente. Assim como os anúncios ativos, os pausados também são revisados. Toda a plataforma é avaliada com cautela para evitar que algum conteúdo inapropriado seja vinculado.

Caso você queira lançar uma nova página da web juntamente com um anúncio, é preciso que ela esteja completa para que o anúncio obtenha a sua aprovação. Para que ela fique sem acesso até o período de lançamento, é preciso que:

  • Não sejam adicionados links para a página nova nas outras partes do seu website: não crie links para ela antecipadamente, pois o Google pode fazer a indexação e a página vai começar a aparecer nos resultados de pesquisa automaticamente;
  • Faça a configuração do arquivo “robots.txt” do seu website: através desse arquivo é possível especificar quais mecanismos de pesquisa não devem fazer parte da indexação da página. Assim que ela estiver pronta para ser lançada ao mundo da web, basta remover a alteração que tudo voltará ao normal.

As configurações de uma determinada campanha serão aplicadas a todos os anúncios relacionados a aquela campanha, formando uma espécie de série, com características semelhantes. A campanha escolhida determina quais as configurações que estão disponíveis para você naquele caso. Assim sendo, cada campanha tem suas próprias funcionalidades.

Se você está buscando ajuda para descobrir o formatos de anúncios do Google Adwords ideal para seu negócio, nós da Blueberry podemos te ajudar!

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