O que é CPC Adwords? – Entenda mais sobre essa métrica

Já ouviu falar no CPC Adwords? Caso nunca tenha ouvido, mas está pensando em começar a criar anúncios na plataforma de links patrocinados do Google, é melhor ler esse conteúdo até o final.

Existem alguns termos e detalhes que, inicialmente, pode não parecer tão importantes. Porém, eles são fundamentais para que seus anúncios tenham um bom resultado.

Afinal, você não quer ter um ROI negativo, quer? Você quer investir mais dinheiro em publicidade do que irá retornar em clientes? Isso nenhuma marca deseja. Justamente por isso, você precisa entender o que é CPC Adwords antes de iniciar.

Pensando em facilitar o seu aprendizado, a Blueberry preparou um conteúdo rápido, mais muito assertivo. Iremos te explicar maiores detalhes sobre o CPC Adwords.

Vem com a gente!

CPC Adwords

O que é CPC Adwords?

Certamente, você já ouviu falar em custo por clique, não é mesmo? Sempre que falamos em custo para anunciar no Google Adwords, nos deparamos com a sigla CPC. Então, você deve ter bem claro que CPC Adwords é isso: o custo do lance.

Exemplificando para que você entenda melhor: Sempre que um usuário clicar em seu anúncio, um valor será descontando de seu orçamento.

Logo, quanto menor for o custo do seu clique, mais chances você tem de receber um retorno positivo, concorda? Afinal, você está pagando menos para atrair o cliente, podendo, ao gerar a conversão, ter um retorno sobre o investimento ainda maior.

Essa modalidade de pagamento do Adwords é uma das grandes vantagens que a plataforma possui. Pois acaba garantindo a versatilidade de cada modelo de negócio trabalhar campanhas de publicidade dentro das suas possibilidades.

Se você ainda não consegue visualizar a vantagem da metodologia de cobrança CPC Adwords, preste atenção no seguinte…

Vamos supor que você acaba de criar uma campanha, ela foi exibida para 250 pessoas, porém apenas 13 clicaram no seu anúncio. Você não terá que arcar com as visualizações. Só irá pagar pelos usuários que, efetivamente, clicaram.

Suas chances de conversão aumentam de forma expressiva, já que quem clica, tende a ter maior interesse em fazer a aquisição de algo que seu negócio oferece.

Até aqui, tudo parece muito simples, mas é preciso ganhar habilidade no uso do Adwords para gerar melhores resultados.

Preste atenção aos detalhes.

Métodos de escolha do CPC Adwords

Muitos anunciantes têm a ilusão de que basta pagar para que seus anúncios apareçam nos locais de escolha. E aí é que mora a grande sacada da questão.

Por mais que você esteja pagando para anunciar, se não tiver uma estratégia que aumente suas chances de exibição, seus anúncios não irão atingir o objetivo que você planejou.

Você alguma vez ouviu falar que existe uma diferença entre o CPC Adwords real e o máximo que é trabalhado entre todos?

Isso é algo fundamental para que você aumente as chances de exibição de seus anúncios. Por exemplo, o nicho de seguro de automóveis é um dos mais caros para se trabalhar. (Esse é um dado da própria plataforma).

Sabendo disso, se você trabalhar com um custo por clique muito abaixo de seus concorrentes, eles irão aumentar o lance e você não será exibido.

Simulando uma campanha para definir CPC Adwords

Toda vez que o assunto é o valor à ser atribuído ao CPC Adwords, torna-se muito mais simples de se entender quando a situação é exemplificada.

Vamos supor que você estabeleça que seu CPC Adwords máximo será de R$0,85, o que é bastante alto. O que você está falando para a plataforma é que está disposto a pagar até R$0,85 centavos por clique.

Não necessariamente você será cobrado por esse valor, afinal, fatores como:

  • Relevância de seus anúncios;
  • Índice de Qualidade;
  • Volume do termo escolhido;
  • Volume de concorrência

Podem fazer com que você pague menos. Quando isso acontece, estamos falando de CPC Adwords real.

Resumindo:

  • CPC máximo: Até quanto você está disposto a pagar por clique;
  • CPC Real: O valor que será cobrado de você, depois de conferido os fatores.

Optar pelo Lance automático é seguro?

Como você deve ter percebido, a todo o momento quando nos referimos ao CPC Adwords, colocamos de uma forma onde é você quem define quanto quer pagar. No entanto, há um método que pode ser bem eficiente, se ainda não tem métricas assertivas: o lance automático.

Esse método é escolhido diretamente dentro do Adwords e te dá uma possibilidade de acerto muito maior. Basicamente, o que a plataforma irá fazer é tentar otimizar seu custo por clique, analisando seu orçamento.

O sistema irá analisar o montante total de orçamento e irá assumir a responsabilidade total de exibição.

Se você não tem muita familiaridade com a plataforma ou não tem muito tempo para fazer as configurações de modo manual, talvez essa seja uma opção bem interessante.

É claro que com o passar do tempo, é sempre mais vantajoso analisar todas as métricas, entendendo o comportamento de suas campanhas para determinar um valor mais justo e econômico.

De qualquer maneira, nós, aqui da Blueberry, somos especialistas em anúncios com CPC Adwords de acordo com a realidade de cada nicho.

Se você precisar otimizar melhor suas campanhas, podemos te ajudar!

Fique de olho em nossa página do Facebook!

Preencha os dados abaixo para
fala com um consultor