Como fazer marketing digital para empresas?

Você sabe como fazer marketing digital para empresas?

Hoje em dia é cada vez mais comum as empresas investirem em seu marketing digital, mas para ter sucesso, é preciso saber como fazer. Investir nessa área se tornou algo essencial, ainda mais com o avanço da Internet e crescente globalização.

Grande parte das organizações já estão conscientes de que para alcançar êxito  em suas ações, é preciso estar ligada aos costumes dos consumidores e ao Marketing Digital, com o objetivo de chegar mais perto do seu público alvo.

Início do marketing digital para empresas

Dessa forma, podemos afirmar que o marketing digital é o agrupamento de informações e ações que podem ser trabalhadas em vários meios digitais com a intenção de destacar produtos e empresas.

Ele teve o seu início na década de 1990 e simplesmente veio para mudar a forma de como as empresas usam a tecnologia em sua produção de negócios. O termo foi se popularizando conforme as pessoas começaram a usar mais recursos digitais para realizar compras, seja em pesquisa sobre itens ou mesmo para efetivar o processo de compra.

Podemos dizer que o marketing digital modificou a forma de como as pessoas compram, dando ao consumidor um papel mais ativo, participando  do todo. Atualmente, cerca de 60% das vendas realizadas acontece antes do consumidor entrar em contato com o vendedor. Ou seja, ele já chega sabendo o que quer.

Por esses motivos, ele pode ser considerado uma ótima oportunidade de fazer com que o fechamento de negócios se amplie, já que cada vez mais brasileiros possuem acesso à Internet, e esse número só tende a crescer. Dentro da área do marketing digital existem muitas frentes de atuação, como: redes sociais, marketing de conteúdo, e- mail marketing, etc.

Marketing Digital para Empresas

A seguir, daremos algumas informações sobre a tendência do crescimento do marketing digital:

  • Aproximadamente 87% das pessoas que usam a Internet possuem um Smartphone nos dias de hoje;
  • Cerca de 3 milhões de empresas usam o Facebook para fazer os seus anúncios;
  • O orçamento destinado às mídias digitais deve ser o dobro nos próximos cinco anos;
  • O Inbound marketing tem como retorno 54% mais leads do que o outbound marketing;
  • Os especialistas em marketing que têm como meta trabalhar em blogs conseguem até 13 vezes mais obter o ROI positivo;
  • Aproximadamente 93% das decisões de compra podem ter algum grau de influência das mídias sociais;
  • O Instagram conseguiu ultrapassar mais de 200 mil anunciantes apenas cinco meses após a abertura de sua plataforma de anúncios, o Instagram Ads;
  • As empresas B2B que possuem e atualizam o seu próprio blog conseguem uma melhoria de 67% mais leads do que as empresas que não possuem um.

Como marcar presença no ambiente digital

É importante ter objetivos em mente, para que o retorno no meio digital comece a aparecer o mais rápido possível. Assim, é importante que sejam feitas algumas perguntas, como:

  • Qual é o target?
  • Quais canais online valem a pena ser explorados?
  • A equipe está preparada para atender à demanda que será gerada?
  • O meu investimento irá retornar?(o ideal é que sim, e ainda ultrapasse, dando lucro)
  • Qual é a meta, a médio e longo prazo?
  • Qual o objetivo no ambiente digital?

É preciso estar com o radar ligado atrás das novas oportunidades, pois se você ainda possui apenas um bom produto e atendimento bom e padrão, saiba que já passou do momento de correr atrás das oportunidades perdidas, investir e se atualizar.

Caso os seus concorrentes ainda não estejam conectados com as novidades, é hora de se destacar. Se eles já estiverem adentrado o mundo digital e oferecem ao seu público alvo informações relevantes, saiba que eles estão bem à sua frente.

É só pensarmos em quantas vezes acessamos o site Google todos os dias atrás de novas informações. Se pararmos para pensar, talvez seja assustador, já que o número deve ser alto.Tudo resolvemos procurar no Google: seja um endereço, um telefone, uma informação ou até um mapa. Agora pense que há clientes potencias procurando sobre a sua empresa e área de atuação. Aí que entra que o marketing digital para empresas, trazendo benefícios e melhorias para as marcas, em especial as que sabem como perceber novas oportunidades.

O que avaliar?

É preciso avaliar se a equipe da organização se encontra devidamente preparada para essa etapa, já que existem muitos casos que não deram certo por esse motivo. É necessário que todos estejam afinados e sincronizados, para conseguir dar conta de toda a demanda gerada e possíveis negociações. Quem busca informações no meio digital, sempre quer informações precisas e de forma rápida, sem ter que aguardar horas ou até dias por algum contato.

Para que tudo seja realizado de maneira dinâmica, a interação entre a empresa e o publico alvo deve estar bem afinada, e o planejamento estratégico deve abranger o branding (que é a gestão do posicionamento da marca) e o atendimento. É essencial ter na equipe profissionais com boa qualificação, atenção especial para responder às solicitações e sempre ter o apoio de ferramentas como indicadores de performances e metas (KPI).

Objetivos para marketing digital para empresas

É preciso saber quais os objetos da empresa ao entrar no mundo digital, de um modo bem claro. Com metas e objetivos bem definidos, o plano de desenvolvimento do seu negócio já terá maiores chances de dar certo, e servem também para ir demonstrando a progressão, e o quanto ele está evoluindo e o que falta para se chegar ao final.

Marketing Digital para Empresas

 

Como já dissemos, o marketing digital para empresas proporciona uma série de oportunidades. Mas é necessário que a teoria seja colocada em prática da melhor forma possível, para que depois, o sucesso seja atingido. Há empresas que acreditam que ao investir no marketing digital, irão ter sucesso de modo instantâneo, e as coisas não funcionam desse jeito.

Os resultados mais palpáveis só aparecem depois de um certo tempo de esforço e dedicação e com o passar do tempo e amadurecimento.

Em média, o retorno de um site, com informações relevantes sobre a empresa, demora cerca de seis meses para dar retorno. O caso de links patrocinados, com o auxílio de um especialista da área, o retorno costuma a aparecer em até um ano. Mas nessa situação, já é possível perceber alguns resultados já nos primeiros meses, mas os mais sólidos só a médio e longo prazo.

No caso de mailing, marketing de conteúdo e táticas e estratégias de SEO, com resultados aguardados de um a dois anos, e por isso são consideradas de longo prazo. Para saber se houve retorno do investimento, ele deve ter pago o que foi gasto inicialmente e ainda gerar lucros líquidos, aí pode ser considerado lucro.

O que é ROI?

O ROI é uma métrica utilizada para medir o que foi ganho com um investimento x. Esse cálculo pensa na receita que foi gerada, considerando o valor investido em marketing digital. Assim, são feitas demonstrações do que a empresa ganhou ou perdeu, fazendo com que os futuros investimentos sejam mantidos ou mais bem definidos.

É importante deixarmos claro que a importância do seu target dependerá exclusivamente da natureza da sua empresa. Há diversos fatores que influenciarão em como o seu publico alvo faz as suas compras, e para isso, é preciso ter muita sensibilidade para fazer uma interpretação correta dos dados. Para saber exatamente quem é o seu publico, tente responder à essas perguntas:

  • Qual a relação com outras marcas;
  • Como é a concepção do seu mercado;
  • Quais são as características demográficas e sociais;
  • Qual o papel que possui no ciclo de compra em sua maioria das vezes;
  • Qual o comportamento de consumo de uma forma geral;
  • Qual o comportamento cultural de uma forma geral;
  • Qual o comportamento específico em relação ao mercado.

Canais online ideias para marketing digital para empresas

É importante saber qual o objetivo de sua empresa, pois você pode investir em itens errados para o seu tipo de negócio, gerando desperdício de tempo e de dinheiro. É preciso levar em conta qual o publico em questão, investimento a ser realizado, características geográficas, etc. Dessa forma, falaremos um pouco sobre os principais canais online:

  • Redes sociais: é interessante investir em ter um perfil para a empresa nas redes sociais, sempre pensando nas particularidades do seu público. Dessa forma é possível conseguir a melhoria da visibilidade, fazer com que se promova a troca de idéias e fazer com que o ambiente seja favorável á interação entre os clientes e leads;
  • E-mail marketing: esse é o canal com o melhor ROI, ótimo para investir em diversas maneiras, como: avisos úteis, cartões comemorativos, envios de ofertas, ativações, newsletter, etc.;
  • Tráfico orgânico: é um dos canais mais eficientes e com melhores resultados, pois se utiliza de marketing de conteúdo, links patrocinados e o uso de estratégias de SEO. Os links patrocinados são excelentes para complementar a busca orgânica, já que a sua inserção é imediata. Com a seleção de algumas palavras chave, que são as que os clientes utilizam em suas buscas, são expressivas para sites de busca, como o Google.

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