Existem muitos mitos e verdades sobre ter um blog. Isso porque, por muitos, o blog ainda é visto como algo amador.

Engana-se quem pensa assim, pois ter um blog é fundamental para sua empresa, para sua marca ou para o seu projeto.

Independente de qual estratégia do marketing digital irá trabalhar, um blog pode lhe ajudar a doutrinar seu cliente, indexar melhor nos buscadores, aumentar o alcance de sua marca e diversos outros fatores que vamos nos aprofundar no decorrer do material.

Nós, da BlueBerry, queremos transmitir as vantagens e os benefícios de ter um blog para que, dessa forma, você obtenha mais sucesso em sua estratégia profissional.

Após a leitura dessa material, com toda a certeza, você irá mudar a sua visão sobre o assunto e quem sabe, até mesmo, a sua opinião sobre ter um blog.

Preparados para começar?

Por Que Devo Ter um Blog?

Boa parte das empresas ou marcas acha que ter um site institucional com a apresentação da empresa, dos serviços e uma página de contato já é o suficiente para marcar presença na internet.

Você também acha isso?

Esse é o senso comum da grande maioria das empresas, mas nós sentimos que temos a obrigação de lhe falar que, apenas, isso não é mais suficiente.

Isso porque, um site com essas características, a grande maioria possui, porém falta o diferencial, a inovação, entende?

De amador, um blog não tem nada, muito pelo contrário, ele é uma das ferramentas mais poderosas e utilizadas no marketing digital. Tudo isso por sua versatilidade e quantidade de benefícios oferecidos.

Você pode usar um subdomínio dentro de seu próprio site institucional ou então, uma categoria para entregar conteúdo de valor, notícias e informações sobre o seu nicho de atuação.

Se você não quiser ligar o site da sua empresa diretamente a um blog, também não há qualquer problema quanto a isso.

Compre um domínio à parte, crie um blog personalizado sobre o assunto e vá alimentando com material relevante relacionado ao seu segmento de mercado.

Esse blog, certamente, lhe garantirá:

  • Melhor engajamento com seu público alvo;
  • Ótimo ranqueamento nos buscadores;
  • Geração de autoridade;
  • Doutrinação de seu cliente;
  • Atrair novos clientes;
  • Sanar as principais dúvidas, sem a utilização do SAC ou do contato;

E mais uma porção de vantagens e benefícios que só um blog é capaz de lhe fornecer.

Para que essas vantagens e benefícios fiquem mais claros, separamos algumas das quais consideramos mais importantes e que merecem ser destacadas.

Vamos lá?

Ranqueamento nos Buscadores

O Google valoriza o conteúdo de qualidade, a frequência de postagem e a experiência do usuário.

Quando temos apenas o site da empresa, sabemos que o conteúdo será estático, ou seja, será colocado ali e só sofrerá alguma alteração em alguma repaginação ou acréscimo de informação.

Com o blog já não funciona dessa forma, será preciso que você atualize com frequência para que o Google entenda que você está fornecendo qualidade de material para o seu leitor.

Talvez você não saiba, mas para que o ranqueamento seja feito de forma assertiva, será necessário trabalhar palavras chaves relacionadas ao seu nicho.

Por exemplo, se você tem uma concessionária que vende carros novos e usados, procure inserir em determinadas partes do seu artigo, palavras chaves como: Comprar carro, comprar carro usado, comprar carro zero.

Dessa forma quando o usuário fizer pesquisas como:

  • Onde comprar carro usado
  • Comprar carro zero barato

E outras formas com termos relacionados, seu blog terá maiores chances de aparecer como resultado para a busca.

Investimento de Impacto e Duradouro

O Blog é uma das saídas ideais para quem quer fazer um investimento de impacto e que seja em longo prazo. Até porque, não espere colher frutos em curto prazo com esse tipo de estratégia.

É como já falamos em outros conteúdos, se você quer uma resposta rápida, invista em links patrocinados, eles sim são capazes de lhe entregar o resultado rápido que tanto procura.

Voltando ao blog, se você parar para pensar um pouco, verá que já iniciamos do ponto de que esse é um investimento baixo. Logo de início, é possível notar que há diversas plataformas gratuitas que permitem a criação desse espaço.

Uma das mais utilizadas é o WordPress. Essa ferramenta é bem simples de ser usada, basta que seja instalada e que um cadastro seja feito. Pronto, agora é começar a planejar um conteúdo interessante para o seu público.

Muitos questionam sobre a frequência, dependendo do nicho será preciso que você faça atualizações diárias, pois a velocidade da informação é passada muito rápida.

No entanto, em outros segmentos, um post por semana já é o suficiente para quem está começando.

O importante é que essa frequência seja cumprida.

Tem um último detalhe que é bacana destacar antes de encerrar esse tópico…

Acreditamos que muitos ainda veem os links patrocinados como uma forma melhor de obter resultados, mas pense com a gente: Ao trabalhar campanhas no Google Adwords, por exemplo, você terá resultados apenas enquanto estiver pagando, ou seja, investindo, concorda?

Trabalhar os Links Patrocinados juntamente com a Busca Orgânica, é garantia de um resultado espetacular, pois você começará a trazer tráfego ao seu site muito mais qualificado e terá algumas vantagens nos Links Patrocinados.

Ser Uma Referência no Segmento

O que toda marca ou empresa deseja é ser lembrada por seus fãs e clientes em momentos adversos. O blog lhe dará essa possibilidade.

Se você conseguir manter uma frequência de publicação, preocupando-se em sempre passar notícias, informações e novidades sobre sua área de atuação, você será lembrado como uma referência no ramo.

Vale destacar que se você conseguir tornar seu blog completo, abordando a maioria dos temas do segmento, é possível que você se torne uma biblioteca digital, onde os usuários possam entrar para consultar os mais diferentes tipos de materiais.

Sempre que for postar um novo conteúdo, preocupe-se em diversificar a apresentação, sendo assim invista em diferentes modelos. Faça infográficos, artigos, vídeos, imagens e o que puder fazer para dinamizar a entrega de conteúdo relevante.

Isso fará com que seu blog se torne ainda mais interessante.

Conhecer o Perfil de Seu Público Alvo

Nada melhor do que ter um blog para conhecer quem são as pessoas que têm interesse pelo que você publica.

Como dentro de um blog é possível fazer diversas categorias, também é possível mensurar quais conteúdos são mais acessados, quais são mais compartilhados e também receber perguntas focadas em cada material.

E não para por aí, você pode verificar de onde estão vindo os seus acessos, se são de indicação ou das buscas orgânicas, quais são as palavras chaves mais buscadas e qualquer outra informação que faça referência ao seu público.

É possível também, abrir um espaço para que seja feita uma pesquisa de opinião, que será um canal de comunicação direto entre você e o seu público alvo. Formulários de pesquisas funcionam muito bem, desde que sejam curtos e simples!

 

Depois de todas essas informações, você já deve ter se convencido que ter um blog é fundamental para sua estratégia de marketing digital, não é mesmo?

Entendemos que pode parecer complicado em um primeiro momento, pois são muitas informações ao mesmo tempo.

No entanto, podemos lhe garantir que com o passar da utilização tudo ficará muito mais fácil e muito mais claro.

Se você ainda tem dúvidas de por onde começar, uma última dica é que você dê uma pesquisada em marcas que trabalham no mesmo segmento que você, isso lhe dará um norte de como pode ser trabalhado os tipos de conteúdo.

Obviamente, você não deve copiar nada, pois cada marca tem uma estratégia única e precisa ser seguida à risca.

Se depois de todas as explicações e dicas passadas, você ainda estiver com dificuldades para iniciar o seu blog, entre em contato conosco, pois temos uma equipe preparada para lhe ajudar com essa tarefa.

Agradecemos a sua visita e esperamos te ver em breve.

Até logo!

 

Comentários

comentários

Inscreva-se e seja o primeiro a receber nossas novidades em seu E-mail.

Receba uma Análise Gratuita!

Receba uma análise grátis em sua conta de Google Adwords, Redes Sociais ou Website.

Recomendaremos o melhor serviço para sua empresa.

Blueberry - Soluções Digitais © Todos os Direitos Reservados - 2016 | Termos de Serviço