O combustível de qualquer empresa são os seus clientes, independente da sua área de atuação, do tipo de produto que você vende ou dos serviços que você presta, ter um canal de comunicação assertivo com seu cliente é fundamental para que os bons resultados continuem acontecendo. Um bom atendimento ao cliente é essencial.

Muitas empresas acabam dando um atendimento pré-venda perfeito, mas se esquecem que o suporte pós é tão fundamental como qualquer outra estratégia, afina,l ninguém quer ficar com a impressão de que você estava apenas interessado no dinheiro, não é mesmo?

Podemos falar com muita autoridade no assunto que o atendimento ao cliente irá te diferenciar do que já existe no mercado.

Não adianta ter o melhor preço, o melhor produto do mercado, se o seu atendimento deixa a desejar. Com toda a certeza, as pessoas irão preferir pagar um pouco mais para ter um atendimento personalizado.

Justamente por esse motivo que estamos aqui hoje, queremos te dar algumas dicas sobre como o atendimento ao cliente é a chave do sucesso de uma empresa. Sem isso, você pode estar investindo dinheiro, sem ter retorno…

Venha aprender com a gente!

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A qualidade do atendimento

Passamos muito tempo planejando estratégias avançadas de anúncios, de remarketing e até mesmo de publicidade direta, no entanto acabamos nos esquecendo do contato pessoal com nossas clientes.

Por mais que a tecnologia esteja super avançada, que existam aplicativos para tudo, as pessoas continuam querendo um tipo de atendimento personalizado.

Basta reparar no que ocorre com a gente mesmo, quando pensamos em comprar algum produto ou serviço. Você já não comprou em uma loja que tivesse uma diferença de preço para mais, por seu vendedor ter lhe dado total atenção, esclarecido todas as suas dúvidas e fornecido todas as informações necessárias? Pois bem, nossos clientes também gostam disso!

Pecar no atendimento ao nosso cliente é perder uma relação extremamente importante entre marca e consumidor. Queremos dar a devida atenção e importância a quem movimenta o nosso negócio.

Percebe que é cada vez mais intenso a utilização das redes sociais para entrar em contato com empresas ou marcas para elogios, reclamações e até mesmo tirar dúvidas?

Faça-se presente e mostre que cada um de seus clientes é extremamente importante para sua marca. Quando você consegue fidelizá-los com muita personalidade, eles passam a ser, não apenas consumidores, mas fãs de sua marca.

 

Já ouviu falar de marketing boca a boca?

Se você estuda publicidade e está sempre ligado nas tendência de marketing digital, certamente, você já ouviu falar de marketing boca a boca, não é mesmo?

Esse é um tipo de publicidade que você só consegue através de um público muito fiel e que teve experiências muito positivas em relação à sua marca.

Quando um interessado fica muito satisfeito com o que você tem a oferecer para ele, a tendência natural é que ele conte para seus amigos, familiares e conhecidos como foi comprar de você. Isso faz com que mais pessoas tenham interesse em serem tratadas da mesma forma e ficarão tendenciosas a consumir do local indicado por alguém de “confiança”.

Nós separamos algumas dicas que irão te ajudar a prestar um melhor atendimento ao cliente, venha conferir!

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# Mais dedicação no atendimento ao cliente

Você começará a perceber que quanto mais você se dedicar a dar um atendimento de qualidade, mais vendas você fará e menos gastos com publicidade você terá. O atendimento que encanta e cativa é capaz de alcançar rumos que você jamais poderia imaginar.

Há algumas empresas atuantes no mercado que são a prova viva de que essa estratégia realmente funciona, como a Apple e a Starbucks. Ambas, tem um atendimento impecável e que cativa cada um de seus clientes, exatamente por isso, podemos afirmar com absoluta certeza que a legião de fãs dessas incorporações só tende a aumentar cada vez mais!

 

# Atenção com a sua reputação

Comentários positivos podem te levar muito mais longe, porém os comentários negativos também podem te influenciar e até mesmo abalar a autoridade de sua marca.

Sabemos bem que pessoas satisfeitas nem sempre passam sua experiência adiante, apesar de isso já ocorrer muito. No entanto, quando um cliente tem uma experiência negativa e sai frustrado com isso é praticamente certo que ele irá comentar com os quatro cantos do mundo.

As redes sociais e sites como o Reclame Aqui não nos deixam mentir. A internet aumentou a possibilidade desse tipo de informação e o que antes precisava ser feito através do SAC telefônico que demorava horas, hoje basta abrir o Facebook, marcar a empresa e relatar ali mesmo tudo o que você passou com relação à marca.

Quais proporções isso irá tomar? Nunca se sabe! Pode levar umas 3 ou 4 curtidas de uns familiares, ou então, se tornar um viral, sendo curtido e compartilhado por milhares de pessoas.

Para evitar que isso ocorra, preserve a resolução de problemas de forma rápida e impecável.

 

# Corrija as falhas

Os feedbacks que os clientes dão, sejam eles positivos ou negativos, tem uma grande influência sobre a evolução da sua empresa. Fique sempre atento à todos eles, por mais desconfortável que possa parecer, pois são essas atitudes que lhe ajudarão a cortar um problema pela raiz.

Por vezes, como não participamos de todos os processos, não conseguimos identificar falhas graves que estão ocorrendo e que possam estar afetando o nosso relacionamento com os clientes.

Problemas sempre vão ocorrer, principalmente, quando o fluxo de atendimento for aumentando, no entanto a diferença está em conseguir identificar os erros e as falhas da forma mais rápida possível, oferecendo sempre alternativas viáveis para seus consumidores.

Já tenha um plano de ação pronto para esse momento e coloque na mão de seus clientes as opções. Deixe que ele tenha o poder de escolha nas mãos a partir das opções que você propor.

Se você oferece uma só alternativa, ela pode não ser encarada de maneira positiva, no entanto, se você consegue oferecer opções, ele conseguirá optar por aquela que mais lhe interessa.

 

# Equipe de primeira

Sua equipe de atendimento precisa ter familiaridade em lidar com o público direto, eles precisam gostar de estar na linha de frente.

Não adianta colocar pessoas que não têm jeito para isso ou que estão mal preparadas, pois essa ação irá influenciar diretamente à qualidade do atendimento e, consequentemente, na imagem que os seus potenciais clientes têm de sua marca.

De tempos em tempos, avalie a equipe e ofereça treinamentos para que eles melhorem o desempenho!

 

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida ou está precisando de ajuda? Venha conversar com a gente, certamente encontraremos juntos a solução que você procura.

Até mais.

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