O Natal e o Ano novo são épocas excelente para dar uma boa turbinada nas vendas de fim de ano. Isso porque é um período onde as pessoas, de uma maneira geral, estão pré dispostas a comprar, afinal sempre desejam presentear amigos e familiares com alguma lembrança, não é mesmo?

Então, se você trabalha com vendas pela internet precisa estar preparado para atender a demanda desse período que sempre cresce consideravelmente.

Não é em cima da hora que se toma a decisão para estratégia de ação de vendas para o fim de ano. É necessário um planejamento prévio com estudo de comportamento, interesse e até mesmo o poder de compra de seu, pois isso irá te ajudar a estabelecer o plano de ação para esse período.

A Blueberry sabe da importância de estar bem programado para essas datas, exatamente por isso, separou 10 dicas que irão te ajudar a aumentar suas vendas no fim de ano.

Anote tudo para implementar, ainda dá tempo!

 

1º Dica – Planejamento é o primeiro passo para as vendas de fim de ano

Pode parecer uma bobeira, mas as vendas de fim de ano ocorrem na velocidade da luz. Isso porque, dê última hora as pessoas resolvem que querem presentear e acabando comprando o que veem pela frente.

O que não pode ocorrer é você estar despreparando para atender essa demanda e acabar agindo por impulso, pois um bom empreendedor nunca faz isso.

Tenha um plano de ação muito antes de iniciar essas datas para que você consiga visualizar cada passo que for dar. Isso porque, decisões mal pensadas podem acabar te prejudicando tanto que levará a um dor de cabeça muito maior.

Não deixe que as coisas saiam do controle!

 

2º Dica – Bom atendimento

Um aumento significativo em suas vendas não vem sozinho, ele vem acompanhado de uma demanda de atendimento grande também, pois quando um maior número de pessoas se interessam por seus produtos e serviços, maiores são as probabilidade de que eles precisem de ajuda ou de alguma informação.

Prepare sua equipe de vendas para esse período, eles serão fundamentais para converter clientes que ainda estejam indecisos.

Trabalhe técnicas de motivação para que a alegria do período possa ser contagiante, tornando cada atendimento único e especial. Mostre para eles que quanto melhor for cada ação que parti deles, maiores são as chances de conversão e com isso, mais metas batidas.

 

3º Dica –  Deixe claro seu diferencial

Essa é uma época do ano que todas as marcas e lojas começam a trabalhar ações de publicidade de uma maneira muito intensa e não é para menos… Elas sabem que o público quer comprar, porém por vezes, ficam em dúvida no momento do fechamento as compra, por não saber qual é a melhor opção…

Deixa bem claro seus diferenciais e as vantagens de comprar com você é o que fará você ganhar destaque em relação a tudo que já existe no mercado.

Seu diferencial precisa ser motivador da ação de compra, sempre deixando claro que você é a melhor opção que existe no mercado.

 

4º Dica – Fique de olho nos estoques

Esse é um ponto de extrema importância nessa época do ano, pois pode ser um diferencial ou um grande problema para a sua marca.

Se você trabalha com a venda de produtos físicos é melhor dar uma atenção especial ao estoque dos produtos que tem uma maior saída, pois se você ficar sem eles, irá acabar perdendo uma porcentagem em vendas bastante alta, porém se comprar um estoque grande demais, poderá ter prejuízo e ter que fazer um saldão para a queima.

A melhor forma é tenta analisar os meses que antecedem o período e como ocorreram as vendas na Black Friday, com isso você já consegue tirar uma boa base e assim, calcular a necessidade de quantidade para o período.

 

5º Dica –  Prazo de Entrega

Nesse período, por vezes, a decisão de compra é tomada pela quantidade de dias que a loja demora para entregar o produto e o valor dele é deixando um pouco de lado.

Não que o consumidor irá pagar 50% a mais para ter um item, porém se a variação de preço for pequena, porém o prazo de entrega for muito diferente, certamente, ele irá preferir pagar um pouco mais e receber antes.

Sabendo disso, já tenha uma logística muito boa para atender a dinâmica do período. Nessa época, não se tem tempo de esperar 10, 12 dias uteis para que o produto seja entregue, entende?

 

6º Dica – Aumento dos preços

É muito comum que em períodos de alta demanda, os preços dos produtos tenham uma elevação, mas é preciso tomar cuidado com a forma que você irá fazer isso para que os seus valores não fiquem muito diferentes do que os preços praticados por seus concorrentes, senão você irá perder vendas.

Você pode até subir os valores, pois talvez o seu fornecedor eleve e seja necessário repassar ao consumidor, porém procure sempre trabalhar com valores justos avaliando o bom relacionamento com seu cliente.

 

7º Dica –  Publicidade conta

O período de fim de ano e início de um novo ano são momentos ideias para investir pesado em publicidade. Como já dissemos, as pessoas de uma maneira geral estão pré dispostas a compra ou a presentear, e com isso estão mais abertas a gastar dinheiro.

A publicidade irá te ajudar a mostrar que você pode fornecer o que ele procura, com o melhor preço do mercado e a melhor qualidade.

As pessoas precisam saber o que você está vendendo, qual seu nicho de atuação e o que de melhor você tem a oferecer, senão você será apenas mais um entre muitos, entende?

Faça um planejamento de publicidade e invista pesado em anúncios no Google Adwords, no Facebook Ads e até mesmo em outras plataformas que você sabe que convertem bem para o seu público. Isso irá te ajudar a dar uma boa turbinada em suas vendas e aumentar seu faturamento de fim de ano.

 

8º Dica – Dê olho no seu concorrente

Prestar atenção nas ações que seu concorrente está fazendo pode ser um passo importante para que você consiga se diferenciar.

Não é que você precise copiar a sua estratégia, mas você pode ficar de olho no tipo de abordagem, promoções e descontos que ele tem trabalho e com isso ter insights mais atraentes.

Identifique quais são os seus concorrentes diretos e monitore suas ações.

 

9º Dica –  Promoções são fundamentais

Nessas datas comemorativas o que mais converte são as promoções e vantagens que as compras oferecem e nesse ponto vale tudo mesmo!

Dê desconto na compra de mais de um item, ofereça brindes personalizados e qualquer ação que possa motivar a compra, até mesmo sorteios de produtos de desejo.

 

Com essas dicas básicas, acreditamos que você pode ter um fim de ano e um começo de ano novo muito mais interessante e com as vendas lá no alto.

Se precisar de ajuda para criar a sua estratégia, conte com a Blueberry!

 

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